Uma semana após a empresa Inova Alimentos LTDA deixar de fornecer alimentação no Hospital São José, em Joinville, a prefeitura da cidade lançou uma nova licitação para contratar o serviço. Na última sexta-feira (7), a empresa informou aos funcionários que tinha decretado falência, tirou as ferramentas da unidade e deixou os trabalhadores sem salários e direitos trabalhistas.

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Desde então, o serviço de alimentação no Hospital São José vinha sendo prestado por meio de outros contratos que a prefeitura já tinha. Na quinta-feira (13), entretanto, a prefeitura publicou um edital para contratação de uma nova empresa direcionada a prestar o serviço à unidade.

Segundo o edital, o valor máximo para contratação do serviço é de R$ 13,5 milhões. As empresas interessadas em participar do pregão eletrônico podem fazer a inscrição até às 8h30min de 5 de dezembro.

Funcionárias estão sem receber

As copeiras que trabalhavam para a empresa terceirizada e que foram dispensadas sem salário e sem a demissão formal, foram recebidas pelo prefeito de Joinville Adriano Silva (Novo) na última terça-feira (11).

A prefeitura de Joinville informou que tem um plano de ação para atuar no amparo social imediato aos funcionários e suas famílias e nas medidas cabíveis para assegurar que as dívidas trabalhistas sejam quitadas pela empresa.

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— A orientação ao nosso time é dar todo o suporte necessário para esses funcionários que, assim como nós, foram desrespeitados pela empresa. Daremos o apoio que for possível para garantir que eles tenham o devido amparo e que a empresa seja responsabilizada por todo o prejuízo que causou —  afirmou o prefeito.

A Secretaria de Assistência Social vai elaborar um mapeamento de todos os funcionários afetados. A equipe fará contato individualizado com cada um para entender a realidade das famílias e direcioná-las aos serviços de acolhimento e suporte, quando necessário.

Paralelamente, a Procuradoria-Geral do Município e a equipe jurídica do hospital irão formalizar uma representação junto ao Ministério Público do Trabalho. Segundo o órgão, outras denúncias já foram recebidas.

Além disso, será protocolada uma petição complementar ao juiz da causa solicitando a retenção imediata de todos os créditos que a empresa ainda tem a receber da Prefeitura para que esse valor seja destinado exclusivamente ao pagamento dos salários atrasados e das verbas de rescisão dos funcionários.

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— A empresa falhou com a cidade e com seus funcionários. Não podemos aceitar esse tipo de irresponsabilidade, ainda mais quando se trata de um fornecedor de serviço para a área da saúde — conclui Adriano.