Após o Brasil registrar 225 casos de intoxicação por metanol em decorrência da ingestão de bebida alcoólica, entre investigados e confirmados, o Procon de Jaraguá do Sul fez um alerta para a população da cidade. O órgão deu dicas de como evitar uma possível intoxicação. Além disso, a prefeitura municipal também informou que os hospitais da cidade já dispõem do antídoto para estes casos.
Continua depois da publicidade
Casos de intoxicação por metanol provocam fiscalização em indústrias de bebidas de SC
Como canudo que muda de cor pode identificar bebidas contaminadas com metanol
Veja fotos
O Procon do município informou que acompanha com atenção os casos envolvendo intoxicação por metanol a partir do consumo de bebidas alcoólicas adulteradas em São Paulo e suspeitas em alguns outros estados. Apesar de nenhum caso ter sido registrado em Santa Catarina, o órgão emitiu uma nota com algumas orientações importantes. Veja abaixo:
Como se proteger
- Compre bebidas alcoólicas somente em estabelecimentos de confiança;
- Verifique atentamente rótulos, lacres, embalagens e procedência do produto;
- Desconfie de preços muito abaixo da média de mercado, pois podem indicar falsificação;
- Exija sempre a nota fiscal, que comprova a origem do produto e garante seus direitos;
- Em caso de suspeita de falsificação, não consuma a bebida e denuncie imediatamente ao Procon e às autoridades policiais.
Continua depois da publicidade
Hospitais já possuem antídoto contra intoxicação por metanol
Conforme a prefeitura de Jaraguá do Sul, os hospitais da cidade já dispõem do antídoto para intoxicação por metanol, que pode ser administrado exclusivamente por profissional médico, mediante prescrição e avaliação clínica. Assim, em caso de ingestão acidental ou suspeita, o consumidor deve procurar atendimento médico imediato.
O Procon reforçou ainda que a falsificação de bebidas é crime e coloca em risco a vida do consumidor. As equipes de fiscalização estão atentas e trabalhando em conjunto com outros órgãos competentes para combater a prática e retirar do mercado os produtos adulterados.
Para denúncias ou informações, os cidadãos podem entrar em contato com o Procon jaraguaense pelo telefone (47) 3409-0230 , aplicativo “Jaraguá na mão” ou e-mail procon@jaraguadosul.sc.gov.br.
Leia também
Como canudo que muda de cor pode identificar bebidas contaminadas com metanol
Dois casos de intoxicação por metanol são confirmados no Paraná






