A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que o filme “O Agente Secreto“, de Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil no Oscar 2026 na categoria de melhor filme internacional. A decisão foi anunciada durante uma transmissão ao vivo.

Continua depois da publicidade

De acordo com a presidente da comissão que escolheu o filme, Sara Silveira, a escolha levou em conta o reconhecimento internacional que “O Agente Secreto” recebeu. O longa foi premiado no Festival de Cannes nas categorias de melhor direção, para Mendonça Filho, e melhor ator, para Wagner Moura.

— Com direção de Kleber Mendonça, e todo o aparato que esse filme construiu, com prêmios magníficos, reunindo essa força, chegamos a esse nome — disse a presidente.

Escolha polêmica

A escolha vinha causando polêmica após empresas e personalidades brasileiras defenderem que “Manas”, de Marianna Brennand, fosse o escolhido. “O Agente Secreto” era apontado como favorito, após receber os prêmios em Cannes e conquistar distribuição nos Estados Unidos pela gigante Neon, a mesma de “Anora”, último vencedor do Oscar de melhor filme.

Já “Manas” nos últimos dias vinha sendo impulsionado após ter ganhado uma sessão na Ross House, em Los Angeles (EUA), o último sábado, apresentada por Julia Roberts e Sean Penn. Outro forte concorrente era o “O Último Azul”, de Gabriel Mascaro, que ganhou o Urso de Prata de Grande Prêmio do Júri do Festival de Berlim.

Continua depois da publicidade

O Agente Secreto acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora em busca de paz, apenas para descobrir que sua cidade natal esconde perigos e segredos inquietantes.

Veja os filmes que concorriam à indicação

Veja o anúncio da Academia

Leia também

Estrelado por Wagner Moura, críticos elogiam “O Agente Secreto” e apontam chance de Oscar