Uma polêmica tomou a conta das redes sociais, nos últimos dias, sobre o famoso copo Stanley, fabricado pela Pacific Market International. Influenciadores do TikTok testaram a composição química do produto para a presença de chumbo, e foi descoberto que o metal pesado, considerado tóxico, está presente no fundo do produto.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Em nota enviada à CNN Internacional, a empresa admitiu que seus copos contêm chumbo, mas afirma que a substância não entra em contato com o líquido. “O chumbo faz parte do processo de vedação, mas o copo é coberto por uma camada de aço inoxidável que o torna inacessível aos consumidores”, afirma o fabricante.

Stanley inaugura em SC primeira loja oficial no Sul do país

A empresa acrescenta que “na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo ou com o usuário”.

Continua depois da publicidade

Copo Stanley faz mal à saúde?

O chumbo é um metal pesado e é tóxico para humanos até mesmo em pequenas doses. A substância não é processada pelo organismo e se aloja nos órgãos, especialmente no cérebro, fígado e rins, afetando o sistema nervoso, gerando intensas dores de cabeça que podem levar a alterações de personalidade.

O impacto à saúde depende diretamente da quantidade de chumbo acumulada no organismo, mas não existe nenhum nível que os médicos considerem saudável. Outros sintomas são sensação de fraqueza e enjoos, cólicas abdominais, mudanças no trato intestinal, falta de apetite e constante gosto metálico na boca.

Especialistas ouvidos pela CNN apontam que, em perfeitas condições, o uso do copo não traz risco à saúde. Porém, caso a embalagem seja violada, os consumidores podem ser contaminados.

A fabricante do copo Stanley garantiu que seus produtos têm garantia vitalícia e que se a base do copo se soltar e a vedação for exposta, os consumidores podem solicitar um novo produto. A empresa diz estar estudando o uso de outros metais para fazer o isolamento térmico dos copos.

Continua depois da publicidade

Leia também

Polícia vai investigar espuma e contaminação por ácido sulfônico em rio de Joinville

VÍDEO: Espuma de rio contaminado por ácido invade pista na Serra Dona Francisca, em Joinville

Gêmeas roubadas na maternidade se encontram após vídeo no TikTok e revelam passado sombrio

Destaques do NSC Total