Repolho orgânico, colhido direto da plantação de uma vizinha, e sal. Esses são os únicos ingredientes utilizados por Ademar Antônio e Lucia Rudnick para preparar um dos principais pratos típicos alemão: o chucrute. Os aposentados, que são de São Bento do Sul, viralizaram nas redes sociais ao mostrarem o processo de produção do repolho azedo, que é utilizado pela família como acompanhamento do Wiener Wurst, um dos tipos mais tradicionais de linguiça na região do Planalto Norte catarinense.
Continua depois da publicidade
Dona Lucia diz que não consegue lembrar se houve algum período da vida que não consumiu o chucrute. Ela conta que aprendeu a receita com a mãe ainda muito nova, mas quando se casou com Lito — como Ademar é conhecido —, passou a preparar a receita também com a sogra.
— A gente sempre ia fazendo juntas. Não é difícil, não tem receita. Você só corta o repolho, então, coloca o sal. Você vai provando, tem que ser mais salgado do que doce, e amassa bem o repolho e “soca” no vidro — diz Lucia.
Agora, ela conta com a companhia de Lito para preparar a receita. O aposentado, que é natural de Piên, no Paraná, mas mora em São Bento do Sul há 67 anos, também é apaixonado por chucrute desde a infância. A família do aposentado veio da Áustria e perpetua diversos costumes da região até os dias de hoje.
Ele fica no comando de um cortador peculiar que também chamou atenção na internet. O aparelho tem mais de 60 anos e foi adquirido pelo irmão de Lucia, que a presenteou.
Continua depois da publicidade
Veja fotos
Vídeo que viralizou na internet
O registro dos aposentados preparando o chucrute foi feito por uma das três filhas, a Djeisi Rudnick. O vídeo, publicado no Instagram, já ultrapassou 370 mil visualizações e recebeu mais de 530 comentários até esta segunda-feira (13). A maioria das pessoas pedia a receita da família e outras até comentaram sobre o cortador utilizado por Lito.
“Eu quero um vidro de chucrute deles”, comentou uma seguidora. Já outra disse: “Isso é tradição.”
A receita preparada no dia rendeu 11 vidros recheados de chucrute. No vídeo, dona Lucia ainda brincou: “Vai dar para o ano quase.”
Continua depois da publicidade
Como fazer o tradicional chucrute
Dona Lucia afirma que a preparação do chucrute é simples. Quando o repolho está todo cortado, é preciso ir pressionando o legume aos poucos dentro de uma conserva junto com o sal. Todo o processo, no entanto, demora cerca de 15 dias, tempo necessário para a receita fermentar.
— Ele [o repolho] solta bastante água, mas não deve tirar toda a água de dentro, tem que deixar cobertinho com água. Quando ele tiver mais amarelo, quando tiver amareladinho é o mais certo. Porque ele é verde quando você põe no vidro, daí ele fica um jeito amareladinho assim, daí tá ótimo — afirma.
Já para quem deseja preparar o chucrute em uma barrica — recipiente de madeira —, Dona Lucia aconselha a colocar sempre uma folha de uva ou de repolho por cima, além de algo que faça pressão na receita. A aposentada, no entanto, alerta:
— Se não pôr o sal certinho, a quantia certa, ele estraga. E se você não socar bem socadinho, ele estraga também, ele fica preto.
Continua depois da publicidade
Confira a receita da família Rudnick
Leia também
Empreendimentos na cidade dos bilionários reúnem apartamentos de R$ 7 milhões em SC; FOTOS
Café Cultura, que produz 7 milhões de xícaras de café ao ano, inaugura loja em Joinville
















