nsc
nsc

Dieta saudável

Veja como montar um prato equilibrado e emagreça de forma saudável

Nutricionista explica como fazer uma combinação nutricional adequada

05/05/2022 - 13h00

Compartilhe

Portal
Por Portal EdiCase
Como montar um cardápio equilibrado
Como montar um cardápio equilibrado
(Foto: )

Se você deseja eliminar alguns quilos, mas tem dificuldades para seguir uma dieta, a combinação nutricional pode ser a sua salvação. Nesse caso, uma excelente opção para atingir o peso ideal é fazer a combinação certa na hora das refeições.

> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp

Aprenda a montar um prato equilibrado

Na hora de montar um cardápio balanceado é preciso prestar atenção a todos os nutrientes que devem estar presentes no prato. “Uma refeição equilibrada deve ser montada da seguinte forma: metade do prato deve ser composto por verduras, legumes e 1 fruta, 1/4 composto por 1 tipo de carboidrato, como arroz, batata ou massa e 1/4 composto por proteínas, como carnes magras, aves sem a pele, peixes e ovos cozidos, grelhados ou assados”, explica a nutricionista Renata Fidelis.

Segundo a profissional, também fazem parte do grupo das proteínas a soja em grão, a lentilha, a ervilha e os feijões. Seguindo essas orientações, ficará muito mais fácil manter em equilíbrio o seu peso e a sua saúde alimentar. Dessa forma, você poderá escolher os alimentos saudáveis que mais gosta.

> Mitos e verdades sobre nutrição

Atenção na hora de comer

Outro ponto fundamental é prestar atenção no que está comendo. “O ideal é sempre começar pela salada e mastigar bem os alimentos, para que o cérebro entenda a mensagem”, alerta Renata Fidelis. Se você come muito rápido, o cérebro demora para entender e você acaba comendo mais do que necessita.

> Como melhorar a alimentação e combater a gordura abdominal

Fique atento!

Se por um lado a combinação certa ajuda a emagrecer, combinações erradas têm efeito contrário. Portanto, evite misturar no mesmo prato alimentos como batata e macarrão, arroz e farofa, frituras e carnes gordurosas. Também é importante diminuir o consumo do sal e evitar temperos prontos. Abuse das opções caseiras, como cheiro-verde, alho, cebola, orégano, hortelã, limão, manjericão, gengibre, coentro e cominho.

> Saiba quais atividades físicas ajudam a eliminar peso

Pêssego em calda
Pêssego em calda é uma das opções para saciar a vontade de comer doce
(Foto: )

Opte por sobremesas saudáveis

Os doces costumam ser os grandes vilões para quem quer perder peso. Às vezes, o ideal é optar por uma fruta quando surge aquela vontade incontrolável de comer um doce, mas nem sempre a fruta consegue saciar esse desejo.

“Uma boa dica é preparar bolos com adoçante forno e fogão ou comer frutas em calda, como morango e pêssego”, sugere a nutricionista Renata Fidelis. Dessa forma, você sacia o seu desejo sem causar grandes prejuízos à sua alimentação. Mas lembre-se: comer frutas é essencial para a sua saúde.

*Por Matilde Freitas

Leia também

4 mitos e verdades sobre o uso do mel

3 receitas leves e saudáveis para começar a semana

9 atitudes para melhorar o resultado do seu treino

Colunistas