A apresentação de carros de luxo em um evento no município de Grão-Pará, que resultou na morte de Patrícia Oening Foss, de 38 anos, no último sábado (23) “sequer deveria ter acontecido”, segundo a delegada da Polícia Civil, Jucinês Ferreira. A vítima foi atropelada por um Porsche conduzido por um médico neurocirurgião, que chegou a ser preso em flagrante, mas agora responde em liberdade. Com informações da NSC TV.
Continua depois da publicidade
De acordo com a delegada, as autorizações que o evento Subida de Montanha de Grão-Pará alega ter para funcionamento foram solicitadas para o evento em si, e não para a apresentação dos carros:
— A apresentação propriamente dita sequer era para ter acontecido, porque todas as supostas autorizações que foram solicitadas por parte dos organizadores eram necessárias para a situação em especial do evento esportivo de corrida que aconteceria no final de semana, exatamente dito, e não para aquela apresentação — explicou Foss.
A investigação da Polícia Civil analisa as possíveis causas do acidente, que aconteceu durante uma volta de exibição durante o evento. As atividades no evento aconteceriam até domingo (24). Segundo a delegada, o carro de luxo passou por perícia, com conclusão ainda no local do acidente que os freios estavam funcionando de forma regular.
O médico neurocirurgião tem 37 anos e vai responder por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Em nota, a defesa do homem disse que ele é piloto federado no Rio Grande do Sul e que as circunstâncias do acidente “serão reveladas no curso da investigação, após os exames técnicos”.
Continua depois da publicidade
Os advogados que representam o motorista também argumentaram que “em um ambiente que deveria ser altamente controlado, pessoas estavam aglomeradas em uma área de escape”. Outras duas pessoas ficaram feridas. Segundo a defesa, o médico prestou atendimento às vítimas e esclarecimentos à Polícia.
As outras duas mulheres atropeladas tiveram ferimentos leves e forma levadas ao Hospital Santa Teresinha, em Braço do Norte, e já receberam alta médica. As vítimas ainda não informaram se vão abrir uma representação contra o motorista. O inquérito aceitar receber representações no prazo de seis meses.
Veja fotos do caso
O que aconteceu
De acordo com informações dos bombeiros, o acidente aconteceu por volta das 19h. Conforme a PM, o carro “supostamente, acabou perdendo o controle, avançou sobre a área de escape e colidiu contra a grade de proteção, atingindo espectadores que acompanhavam a apresentação”.
Continua depois da publicidade
O caso foi atendido pelo Samu e pelo Corpo de Bombeiros (CBMSC). A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias foram acionados para investigar o acidente. A Polícia Civil informou que investiga o caso.
Em nota, o evento Subida de Montanha de Grão-Pará lamentou o acidente e cancelou as atividades da edição deste ano. “Nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado”, diz o evento.
O que diz a Prefeitura de Grão-Pará
Em nota, a Prefeitura de Grão Pará disse que o intuito da arrancada promocional era mostrar os automóveis para o público e que a intenção não era realizar nenhuma manobra em alta velocidade, com uma área de frenagem e de escape como reforço de segurança. Leia a nota abaixo:
“A Prefeitura de Grão-Pará vem por meio desta apresentar esclarecimentos a respeito do grave acidente ocorrido por volta das 18h30min, do dia 22 de agosto de 2025, durante o evento privado Subida da Montanha, na Rua Nereu Ramos, no centro do Município de Grão-Pará.
Continua depois da publicidade
Segundo informações obtidas, em determinado ponto da exibição, o condutor do veículo automóvel Porsche 911 Carrera, de cor vermelha, seguiu reto em velocidade, ultrapassou a área de escape, chocando-se contra a grade de proteção e avançando sobre os espectadores, o qual resultou em três vítimas, com uma delas vindo a óbito.
Ressalta-se que, segundo os organizadores do evento, o intuito da arrancada promocional seria mostrar os automóveis ao público, não havendo nenhuma manobra em alta velocidade, inclusive com uma área de frenagem e de escape para reforçar a segurança.
“Diante do ocorrido, o Município de Grão-Pará se solidariza com as famílias das vítimas e as pessoas envolvidas neste momento de dor, ao mesmo tempo em que se coloca à disposição das autoridades competentes para prestar os esclarecimentos necessários.”
O que diz a organização do evento
“A organização da Subida de Montanha de Grão-Pará informa que, durante o evento de apresentação dos carros participantes, realizado nesta sexta-feira, 22 de agosto, ocorreu um acidente que infelizmente resultou em vítimas.
Continua depois da publicidade
O atendimento foi imediato e todas as pessoas envolvidas já receberam socorro adequado. No momento, aguardamos o boletim oficial das autoridades de saúde e segurança. Paralelamente, nossa equipe está atuando diretamente no acolhimento às vítimas e seus familiares, garantindo todo o suporte possível neste momento delicado.
É importante destacar que a Subida de Montanha de Grão-Pará foi realizada com as devidas autorizações municipais, estaduais e desportivas, cumprindo os trâmites legais e de segurança exigidos. Em respeito à gravidade da situação, nossa equipe decidiu cancelar todas as atividades relacionadas à edição deste ano do evento.
Manifestamos nossa solidariedade às vítimas, suas famílias e a todos os envolvidos, e agradecemos à comunidade, às autoridades e às equipes de emergência pelo pronto apoio”.
*Com Eduardo Madeira, repórter da NSC TV.
Leia também
VÍDEO: Carro de luxo em alta velocidade atropela três pessoas em SC
Mulher morta atropelada por Porsche chegou minutos antes do acidente em evento em SC




