O verão chegou e, com ele, as altas temperaturas e a necessidade cada vez maior do uso do ar condicionado – e não apenas em casa ou no trabalho, mas também nos veículos. Mas um problema que muitos motoristas enfrentam costuma aparecer justamente nessa época do ano: o ar condicionado do carro fica mais fraco.

Continua depois da publicidade

O calor extremo pode ser um dos causadores dessa aparente fraqueza. Em temperaturas elevadas, é comum que os aparelhos de ar condicionado, seja residencial ou no veículo, faça mais força para gelar o ambiente. Mas há outros fatores que podem prejudicar o funcionamento desse sistema e que merecem atenção dos motoristas.

Como em tudo que envolve os cuidados com o veículo, a prevenção e a prudência são essenciais para manter o ar condicionado do carro funcionando bem. Esses hábitos, aliados a um pouco de informação e conhecimento não apenas garantem a eficiência do sistema de refrigeração, como podem ajudar a identificar possíveis problemas.

O que pode causar o mau funcionamento do ar condicionado do carro?

O sistema de refrigeração dos veículos é complexo, com uma série de componentes e ligações que precisam estar funcionando corretamente e em perfeita sintonia para que seja, de fato, eficiente. Mas alguns sintomas podem indicar o que está errado caso o ar condicionado do carro apresente alguma fraqueza durante os meses de calor.

As causas mais comuns incluem sujeira no filtro, vazamento de gás, problemas no compressor, ventoinhas ou motor do soprador, além do desgaste natural das correias e, talvez o mais grave deles, falhas elétricas ou nos sensores.

Continua depois da publicidade

Entre essas, a sujeira no filtro da cabine é o mais comum. Poeira e outros detritos bloqueiam o fluxo de ar, o que naturalmente faz com que o sistema demore mais ou até mesmo seja impedido de resfriar o interior do veículo.

O sintoma mais comum para essa falha é um fluxo de ar fraco ou então cheiro de mofo e outros odores no momento em que é acionado.

Outro problema comum é o vazamento de gás. Se, ao ser acionado, o ar condicionado do carro não gela ou então o sistema desliga sozinho, é um sintoma claro de que o fluido refrigerante está sendo perdido, provavelmente por algum furo ou rachadura em uma das mangueiras transmissoras.

Agora, se ao ser acionado o ar condicionado apresenta ruídos incomuns ou até mesmo aquece ao invés de gelar, é um forte indício de que o problema está no compressor. Normalmente é necessário a substituição.

Continua depois da publicidade

Se o ar condicionado do carro apresentar inconsistência, variações de potências ou precise ser acionado mais de uma vez para funcionar, o que pode estar acontecendo é algo que vai além do sistema de refrigeração: pode ser um problema nos sensores ou falha em alguma questão elétrica do veículo, como o alternador.

Como resolver?

Apesar de alguns desses problemas serem de simples solução, como a limpeza dos filtros, o indicado é sempre levar o veículo até uma oficina especializada para uma avaliação mais abrangente. O que aparenta ser apenas sujeira no filtro, por exemplo, pode ser outro problema, ou então apenas a origem de um mau funcionamento causado por outros danos.

Alguns modelos possuem orientações no manual do veículo para a limpeza e troca do filtro do ar. Caso o motorista tenha um conhecimento básico em mecânica e manutenção, nesses casos, esses reparos simples podem ser feitos em casa. Mas, apesar desses fatores, a visita a um profissional é sempre recomendada.

Uso moderado e consciente

Em um planeta cada vez mais quente e temperaturas cada vez mais elevadas, especialmente no verão, o ar condicionado deixou de ser um luxo e passou a ser necessidade. Mas usar esse sistema, especialmente nos veículos, deve ser feito com moderação e consciência.

Continua depois da publicidade

Algumas práticas ajudam a manter o ar condicionado do carro funcionando perfeitamente por mais tempo. Um exemplo é, nos dias de calor extremo, abrir o carro por alguns minutos antes de iniciar a viagem. Isso faz com que o ar quente deixe o interior do veículo e o vento circule, diminuindo a temperatura interna. Assim, quando acionado, o ar fará menos força para refrigerar, trabalhando de maneira mais assertiva e, de quebra, consumindo menos combustível.