Com uma colonização fragmentada entre diversas culturas, a cidade de Criciúma, no Sul de Santa Catarina, conta com bairros de nomes curiosos e diversificados. Existem localidades com origem relacionada a famílias importantes para a história do município, a pessoas ou até a países da América do Sul e Europa.
Continua depois da publicidade
Antes dos nomes dos bairros é preciso um contexto sobre o nome da cidade. “Criciúma” deriva do nome da vegetação local, um capim da região, conhecido como criciúma. O termo pode significar “vara lisa e delicada” ou “taquara pequena”. Inicialmente o local foi chamado de Cresciúma, tendo o nome atual aplicado apenas em 1948.
Mas afinal, qual a história por trás dos mais de 93 bairros, duas vilas e três distritos criciumenses? Alguns chamam a atenção pelo nome, como Argentina, Buenos Aires, Wosocris, Verdinho e Archimedes Naspolini. Entenda abaixo sobre a origem de alguns bairros curiosos de Criciúma.
Fotos dos bairros de Criciúma
Argentina e Buenos Aires
Os dois bairros ficam localizados na Grande Próspera, área que se expandiu com loteamentos entre os anos 1970 e 1980. Durante a época, estes loteamentos tinham nomes temáticos. Depois, então, os locais se tornaram bairros e acredita-se que os mesmos nomes continuaram, sendo esse o caso de Argentina e Buenos Aires.
Michel
O bairro residencial é considerado um local tranquilo, nas proximidades do Centro. O nome Michel está diretamente ligado ao Colégio Michel, que foi nomeado em homenagem à Italiana Madre Tereza Grilo Michel, que dedicou a vida para cuidar de pessoas necessitadas, abrindo até um abrigo no século passado.
Continua depois da publicidade
Ceará
Apesar de sugestivo, o nome não faz alusão ao estado brasileiro, mas sim a um antigo engenheiro da Mina Municipal, chamado Ceará, que morava e trabalhava na região. O local fica em uma região com forte presença da mineração, onde o engenheiro conquistou o respeito de moradores locais por conta do trabalho realizado.
Comerciário
Dessa vez, o nome tem um significado quase óbvio, isso porque ele foi criado por comerciantes da região central do município. Em 1947, um grupo de comerciantes do centro de Criciúma decidiu fundar um clube de futebol, o Comerciário Esporte Clube, homenageando o nome da comunidade. O clube mais tarde se tornou o tradicional Criciúma EC, o tigre. No local fica situado o estádio Heriberto Hülse.
Santa Bárbara
O nome do bairro homenageia a padroeira de Criciúma e dos mineiros, Santa Bárbara.
Pinheirinho
O local surgiu como Vila dos Operários, devido à mineração de carvão e à ferrovia. O bairro posteriormente foi nomeado Pinheirinho por conta de uma Fazenda Pinheirinho, que existia na região antes do desenvolvimento local.
Verdinho
Diferente do Comerciário, dessa vez foi um time de futebol que deu o nome ao bairro. O time que jogava com uma camisa verde era apelidado de “Verdinho” nos campeonatos da região, por conta da cor do uniforme. Devido à fama que o clube ganhou no futebol amador regional, o bairro passou a se chamar Verdinho. O time disputa competições no Sul do Estado até os dias de hoje.
Continua depois da publicidade
Próspera
O nome do bairro Próspera, em Criciúma, tem origem na Sociedade Carbonífera Próspera S.A., que construiu uma vila operária na região. O nome “Próspera” buscava refletir o potencial de crescimento associado à empresa e à região, que se tornou um centro de produção carbonífera.
Leia mais
Maior rede de shoppings de SC quer entrar no prédio que você mora
Praia de SC registra novo recorde de maior onda surfada no Brasil
 
				 
                            
                            





