nsc
nsc

Alimentação saudável

Arroz orgânico traz benefícios para a saúde e também ao meio ambiente; confira receitas

Mais de 70% dos brasileiros já buscam uma vida mais saudável e preferem consumir alimentos naturais

30/07/2021 - 15h27 - Atualizada em: 30/07/2021 - 16h24

Compartilhe

Estúdio
Por Estúdio NSC
80% dos brasileiros já se esforçam para manter uma alimentação mais saudável
80% dos brasileiros já se esforçam para manter uma alimentação mais saudável
(Foto: )

O consumo de produtos orgânicos vem crescendo no país e um a cada cinco brasileiros já coloca esse tipo de alimento na dieta, como apontam os dados da pesquisa realizada pelo Conselho Brasileiro da Produção Orgânica e Sustentável (Organis). Os itens mais vendidos são frutas, legumes e verduras, encontrados principalmente em feiras e hortifrutis, mas cada vez mais também em grandes redes de supermercados.

> Dieta ideal para manter uma alimentação saudável

Unanimidade na mesa das famílias brasileiras, o arroz é um alimento que faz parte da culinária do nosso país e traz inúmeros benefícios. O cereal é fonte de energia e possui aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do corpo. O arroz orgânico, por sua vez, vem ganhando espaço por quem busca um estilo de vida mais saudável, leve e consciente.

Cultivado sem o uso de defensivos agrícolas, o alimento recebe medidas naturais para a manutenção e melhoria da fertilidade do solo, como a rotação do cultivo com outros produtos. Essas medidas tornam o arroz orgânico um alimento ainda mais saboroso e nutritivo.

Nova linha Naturizi

Em abril, a Cooperja lançou a linha de arroz orgânico Naturizi. O produto chega num momento em que 80% dos brasileiros já se esforçam para manter uma alimentação mais saudável e 71% prefere comprar alimentos melhores e menos prejudiciais à saúde.

Nova linha de arroz Naturizi
Nova linha de arroz Naturizi
(Foto: )

Rico em fibras, o arroz orgânico possui vitaminas do complexo B e um maior valor nutricional em comparação com o arroz branco comum, bem como maior concentração de magnésio e ômega 3.

> Kombucha: conheça os benefícios da bebida milenar chinesa

O lançamento ocorreu na rede de Supermercados da Cooperativa, e conta com sete variedades de arroz: arbóreo, vermelho, preto, integral, cateto, riz assemblage e o especial para risotos. Os produtos foram testados pelo chef Saimon Novack, que é parceiro da marca.

— É uma grande satisfação ser escolhido para provar em primeira mão e compartilhar inúmeras receitas com os produtos Naturizi, além de ter o meu nome vinculado a uma marca que também preza pela qualidade e bem-estar dos consumidores — conta Saimon.

No evento de lançamento, a Cooperja iniciou a promoção “Sabor de Vida Boa”, com sorteios de kits da marca e de um jantar com acompanhante conduzido pelo chef. Com a presença dos sorteados e seus convidados, o jantar ocorreu em 21 de julho e contou com pratos especiais preparados pelo chef Saimon Novack, harmonizados com vinhos e espumantes. O presidente da Cooperja, Vanir Zanatta, comemorou o resultado da promoção e do jantar.

— Todos saíram satisfeitos. Agora é avançar com o lançamento estadual, nacional e também por e-commerce da marca. Sabemos da qualidade e benefício dos produtos Naturizi, acreditamos na nossa marca e no nosso produto. Por isso, logo estaremos disponibilizando mais esses produtos na mesa de muitos brasileiros — afirma o presidente.

Receitas

Se você ficou interessado em adotar um estilo de vida mais saudável, que tal incorporar alguns pratos no seu dia a dia? Confira algumas receitas do Chef Saimon Novack, preparadas com o Arroz Orgânico Naturizi:

Arroz Agulhinha Integral Orgânico de Forno

Prato foi criado pelo Chef Saimon Novack
Prato foi criado pelo Chef Saimon Novack
(Foto: )

Ingredientes

- 1 xícara (chá) de Arroz Integral Orgânico Naturizi - 1 talo de alho-poró picado - 1 dente de alho picado - 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem - 3 xícaras (chá) de caldo de legumes caseiro - Sal a gosto - 3 colheres (sopa) de requeijão - 3 colheres (sopa) de Parmesão ralado na hora - ½ xícara (chá) de pimentão vermelho picado - ½ xícara (chá) de cenoura picada - ½ xícara (chá) de ervilhas verdes

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque o azeite e o alho-poró. Deixe fritar até o alho-poró murchar.

2. Acrescente o alho e o arroz. Frite ligeiramente.

3. Tempere com o sal e adicione o caldo de legumes.

4. Quando a água estiver secando, desligue o fogo e misture os demais ingredientes.

5. Leve ao forno pré-aquecido a 200 graus e deixe gratinar por 15 minutos.

6. Sirva a seguir!

RENDIMENTO: 4 porções

Salada de Arroz Preto Orgânico com Legumes

O arroz preto possui 20% a mais de proteínas que o arroz comum
O arroz preto possui 20% a mais de proteínas que o arroz comum
(Foto: )

Ingredientes:

Arroz:

- 1 xícara (chá) de Arroz Preto Orgânico Naturizi - 8 xícaras de água - 1 colher (sopa) de azeite - Sal a gosto

Legumes:

- ½ abobrinha italiana grelhada (cortada em meia lua) - ½ xícara de azeitona sem caroço (cortada em fatias) - ½ xícara de Pimenta de Biquinho em conserva - 4 unidade de mini espigas de milho em conserva

Para o molho:

- Raspas e suco de 1 limão siciliano - 50ml de azeite extra virgem - Sal a gosto - Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Arroz:

1. Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo.

2. Quando levantar fervura cozinhe, em fogo médio, por 30 minutos ou até o arroz ficar al dente.

3. Escorra a água e reserve os grãos. Deixe esfriar.

Salada:

1. Em uma travessa, coloque o arroz e os legumes.

2. Tempere com o molho.

3. Corrija o sal.

4. Sirva a seguir!

Conheça outros produtos da Cooperja acessando o site.

Leia também

Frango ou carne bovina: qual é a melhor opção?

Tempero pronto: qual impacto na saúde e na dieta?

Jejum intermitente: especialistas explicam os efeitos e as consequências da dieta

Colunistas