A artesã e designer Nara Guichon, moradora de Florianópolis, venceu o 1º e o 2º lugares do 33° Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, o mais importante do Brasil nesta área. A coleção “Botânica”, composta por seis diferentes estampas, feitas com plantas do sul da Ilha de Santa Catarina, onde Nara vive, recebeu o primeiro máximo na categoria têxtil. O segundo, ela ganhou por “Mareando”, um tapete feito com reuso de redes de pesca, tricotado à mão. Além de bonito, o trabalho ajuda a diminuir a poluição marítima provocada pelas redes pesqueiras.

Continua depois da publicidade

A entrega do prêmio será hoje no Museu da Casa Brasileira , em São Paulo. Os premiados — são sete categorias — ficarão em exposição até o dia 8 de março de 2020.

Nara trabalha há mais de 20 anos com a reutilização das redes de pesca industriais na confecção de utilitários, acessórios e tapeçaria.

Leia também: Artesã de Florianópolis é reconhecida internacionalmente com projeto de reciclagem de rede de pesca

A artesã calcula que, por ano, reutiliza cerca de uma tonelada de redes de poliamida, material que ela compra de pescadores locais, mas a maior parte adquire em Itajaí com as grandes empresas de pesca. Ainda não existe um estudo conclusivo para apontar o tempo de decomposição deste material no mar, mas supõe-se que cerca de 6 mil anos.

Continua depois da publicidade

— O que eu consigo reciclar, em números, é quase nada, mas esse trabalho já despertou a atenção de outras pessoas e muitas já estão reaproveitando rede de pesca (…) O importante é dar o recado.

Nara já recebeu reconhecimento internacional, no ano passado, na Bienal de Design em Madrid, o projeto Águas Limpas recebeu uma menção honrosa. Desde 2014, Nara produz esponjas de limpeza com as redes de pesca. O projeto surgiu quando ela identificou que ainda tinha rejeito do material que utilizava na confecção de tapetes, bolsas, mantas e acessórios. Foi então que criou um modelo de esponja que é produzido com os pedaços menores das redes.

Leia as últimas notícias do NSC Total

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.

Destaques do NSC Total