A obra Franciscus, criada pelo artista plástico Paulo Ricardo Campos em homenagem póstuma ao Papa Francisco, será oficialmente integrada ao acervo de obras católicas do Vaticano na próxima quarta-feira (15). A peça está prestes a deixar o Brasil e será recebida pela Ordem dos Carmelitas Descalços, instituição reconhecida pela atuação histórica na preservação da arte sacra e da espiritualidade contemplativa.

Continua depois da publicidade

A criação de Franciscus teve início imediatamente após o anúncio da morte do Papa Francisco e foi concluída em menos de 24 horas após o início do pontificado do Papa Leão. Para o artista, a obra simboliza uma transição espiritual profunda entre dois líderes da Igreja Católica, conectando o legado de Francisco à nova era iniciada por Leão.

Relembre a primeira aparição de Papa Leão XIV

Artista morou em Florianópolis por 21 anos

Natural de Itumbiara, Goiás, Paulo Ricardo Campos residiu em Florianópolis por 21 anos, onde desenvolveu parte significativa de sua carreira e participou de diversas ações culturais locais. Agora, ele mora em São Paulo, onde trabalha em outras obras.

Peça está prestes a deixar o Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

A trajetória do artista é marcada por reconhecimento internacional, incluindo o título de Artista do Ano em Londres, ocasião em que pintou ao vivo um retrato da Rainha Elizabeth II. Com uma produção que une ancestralidade, espiritualidade e tecnologia, o artista também atua como comendador da ONU, é membro de diversas academias culturais e defensor ativo de causas humanitárias.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Giovanna Pacheco

Leia também

Padre de SC recebe pedido inusitado após morte de Odete Roitman em Vale Tudo

História de amor entre ex-seminarista e ex-carmelita de Jaraguá do Sul viraliza na web