Palhoça e outras 163 cidades de SC fizeram consultas na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) sobre seus limites (Foto: Prefeitura de Palhoça, Divulgação)
O mapa de Santa Catarina está prestes a mudar. Assembleia Legislativa (Alesc) aprovou, no início deste mês, o Projeto de Lei nº 249/2025, que estabelece regras para corrigir os limites entre municípios catarinenses. A mudança pode afetar 164 cidades que fizeram consultas na Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) sobre seus limites, incluindo cidades como Joinville, Blumenau, São José, Criciúma, Chapecó e Itajaí.
Continua depois da publicidade
O objetivo principal do projeto é acabar com as chamadas “áreas de sombra”: faixas que variam de 200 a 500 metros onde há dúvidas sobre qual prefeitura é responsável por serviços como coleta de lixo, manutenção de ruas, cobrança de IPTU ou oferta de saúde e educação. A nova legislação pretende reduzir essa margem de erro para apenas 2,5 metros, usando sistemas cartográficos de alta precisão.
De acordo com a Seplan, as prefeituras poderão iniciar formalmente os pedidos de correção a partir de março de 2026. O processo, no entanto, seguirá uma série de exigências técnicas e legais.
Isto porque as correções dependerão, primeiro, da concordância mútua entre os municípios vizinhos. As prefeituras deverão aprovar leis municipais autorizando a revisão dos limites e apresentar conjuntamente a solicitação à Comissão de Assuntos Municipais da Alesc.
Cada proposta precisará vir acompanhada de um relatório técnico com os impactos socioeconômicos da mudança e de um mapa detalhado. Também será exigido um memorial descritivo indicando marcos e vértices do território, além de justificar o erro existente na redação das leis originais que definiram os limites municipais. Tanto o mapa quanto o memorial deverão ser assinados por um responsável técnico registrado.
Continua depois da publicidade
Outro requisito é o apoio da comunidade. Mais de 50% dos moradores da área em questão precisarão assinar um abaixo-assinado favorável à mudança, com nome, número do RG e assinatura legível.
Após o envio da documentação, a Comissão de Assuntos Municipais analisará o pedido. Se houver concordância e parecer técnico favorável da Diretoria de Desenvolvimento Territorial da Seplan, a comissão apresentará um novo projeto de lei alterando oficialmente os limites.
Cidades que podem ter mudanças no mapa
1
Abelardo Luz (Foto: Divulgação)
Agronômica (Foto: Divulgação)
Água Doce (Foto: Divulgação)
Águas Mornas (Foto: Divulgação)
Angelina (Foto: Divulgação)
Anitápolis (Foto: Divulgação)
Antônio Carlos (Foto: Divulgação)
Apiúna (Foto: Divulgação)
Arabutã (Foto: Divulgação)
Araquari (Foto: Divulgação)
Araranguá (Foto: Divulgação)
Ascurra (Foto: Divulgação)
Balneário Arroio do Silva (Foto: Divulgação)
Balneário Gaivota (Foto: Divulgação)
Balneário Rincão (Foto: Divulgação)
Benedito Novo (Foto: Divulgação)
Biguaçu (Foto: Divulgação)
Blumenau (Foto: Patrick Rodrigues, Arquivo Santa)
Bom Jardim da Serra (Foto: Divulgação)
Bom Jesus (Foto: Divulgação)
Bombinhas (Foto: Divulgação)
Brusque (Foto: Divulgação)
Campo Alegre (Foto: Divulgação)
Campo Erê (Foto: Divulgação)
Campos Novos (Foto: Divulgação)
Canelinha (Foto: Divulgação)
Capinzal (Foto: Divulgação)
Capivari de Baixo (Foto: Divulgação)
Catanduvas (Foto: Divulgação)
Cocal do Sul (Foto: Divulgação)
Concórdia (Foto: Divulgação)
Cordilheira Alta (Foto: Divulgação)
Coronel Freitas (Foto: Divulgação)
Coronel Martinas (Foto: Divulgação)
Corupá (Foto: Divulgação)
Criciúma (Foto: Criciúma EC, Divulgação)
Curitibanos (Foto: Prefeitura de Curitibanos, Divulgação)
Descanso (Foto: Prefeitura de Descanso, Divulgação)
Dionísio Cerqueira (Foto: Prefeitura de Dionisio Cerqueira, Divulgação)