A terceira faixa do trecho da SC-401 que será liberado no verão deste ano vai ser exclusivo para ônibus e veículos pesados. A informação foi confirmada pela prefeitura de Florianópolis, durante coletiva de imprensa nesta quarta-feira (15).

Continua depois da publicidade

A expectativa é que o primeiro trecho liberado, que vai do morro do Cacupé até o final do bairro João Paulo, sentido Norte, seja liberado no dia 15 de dezembro. A entrega é aguardada para o final do ano. Além dos veículos pesados, será permitido o trânsito de táxis e ambulâncias, conforme a prefeitura.

— Vai ser o dia inteiro, aquela faixa vai ficar reservada para os veículos pesados. Os leves poderão ter um fluxo maior e andar com mais facilidade pela via, e os veículos pesados poderão ter previsibilidade — explica o prefeito da Capital, Topázio Neto (PSD).

As obras da terceira faixa no restante da rodovia devem continuar durante o verão. Por conta disso, as passarelas sobre a via, na frente do Floripa Shopping e do Centro Administrativo de Santa Catarina, serão removidas. A prefeitura informou que prepara a oferta de ônibus circulares para atender as marginais da SC-401 nos locais das estruturas.

Rodovia mais movimentada de SC

A SC-401 é a via estadual mais movimentada de Santa Catarina, com fluxo médio de 60 mil veículos por dia, chegando a mais de 90 mil durante a temporada de verão, quando o movimento e as filas se tornam um problema ainda mais recorrente. A obra de ampliação está em execução desde março deste ano e tem previsão de ser finalizada até setembro do ano que vem.

Continua depois da publicidade

A rodovia deve ganhar terceiras faixas nos dois sentidos em um trecho de mais de seis quilômetros, e outros cinco quilômetros de vias marginais. A obra tem orçamento previsto de R$ 73 milhões e, atualmente, tem 35% do cronograma executado, segundo informações do governo do Estado.

Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura, a terceira faixa vai funcionar, inicialmente, em fase de teste. O corredor de ônibus poderá ser mantido ou ajustado conforme os resultados.

Segundo especialistas, a circulação de ônibus junto a de veículos pesados exige cuidados. Sidnei Schmidt, diretor do Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), afirma que, em outras cidades do Brasil, a faixa de ônibus nhão inclui caminhões.

— A hora que você adiciona o veículo pesado, você tem que lembrar que ele tem frenagem e tempo de aceleração diferente do ônibus e causa sim impacto. Veículo pesado, ele não compete junto com o ônibus nessa faixa exclusiva. Até porque você tem aí outras características. Primeiro, tem uma ilha para embarque e desembarque de passageiro ou esse ônibus vai parar na terceira faixa? Se parar na terceira faixa, ele vai criar também um problema para os demais veículos pesados — disse, em entrevista à NSC TV.

Continua depois da publicidade

Veja fotos das obras na SC-401

Mapa mostra como será a ampliação da SC-401

Leia também

Réveillon em Florianópolis terá show de Raça Negra e 15 minutos de fogos na Beira-Mar