A prefeitura de Florianópolis espera receber 3 milhões de turistas na temporada de verão, entre 15 de novembro deste ano e 15 de maio de 2026. A informação foi confirmada durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (15).

Continua depois da publicidade

Somente no aeroporto, são esperados 2,1 milhões de turistas entre dezembro e março, sendo 819 mil passageiros de voos internacionais. A maioria dos turistas são de Buenos Aires (377 mil), Santiago (292 mil), Córdoba (42 mil), Lisboa (24 mil), Panamá (20 mil), além de 64 mil passageiros vindo de outras cidades internacionais.

A previsão do Aeroporto Internacional de Florianópolis é de 22 mil passageiros no dia de maior pico da temporada de verão.

— A cidade praticamente dobra a capacidade. Obviamente que as pessoas não vêm e ficam o mês inteiro. 500 mil é no decorrer do mês, tem gente que fica uma semana, vai embora e vem outros. Mas no mínimo a gente trabalha com a expectativa de 200 mil pessoas a mais da cidade, sempre, durante os próximos seis meses. Isso tem obviamente impacto nas áreas da cidade — explicou o prefeito Topázio Neto (PSD) durante a coletiva de imprensa.

Terceira faixa da SC-401 será exclusiva para ônibus

A SC-401, rodovia mais movimentada do Estado, terá trecho inaugurado entre o Morro das Madereiras e o Cacupé, sentido Norte, conforme a prefeitura. Esse trecho terá corredor exclusivo para ônibus e veículos pesados.

Continua depois da publicidade

A obra da SC-401 continuará durante o verão. As passarelas sobre a rodovia serão retiradas por conta da obra. A prefeitura informou que prepara a ofera de ônibus circulares para atender as marginais da SC-401 nos locais das passarelas.

Saneamento básico

Com o aumento do número de pessoas na cidade, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) informou que trabalha para ampliar a captação do Sistema Integrado da capital, visandoe vitar falta de água na cidade. A companhia disse também que vai locar caminhões-pipa para atendimentos de emergência e reforçará as equipes de manutenção preventiva. Para o sistema de esgoto, estão previstas a limpeza, manutenção e revisão das Estações Elevatórias de Efluentes na região metropolitana, além da contratação de caminhões para a limpeza periódica das redes.

No Norte da Ilha, em Canasvieiras e nos Ingleses, serão ofertados dois novos pontos de recebimento de caminhões limpa-fossa, conforme a companhia. Também em Canasvieiras, entrará em operação uma nova ETE compacta, podendo auxiliar no tratamento de esgoto nos horários de maior pico de vazão.

Ônibus extras e novo cartão para turistas

A operação de verão trará oito domingos de transporte público gratuito no programa “Domingo na Faixa”, entre janeiro e fevereiro. O sistema contará com ônibus extras nos terminais para os momentos
de maior pico, principalmente nos dias de grandes eventos, conforme a prefeitura.

Continua depois da publicidade

Para os turistas, está sendo desenvolvido um novo modelo de cartão de transporte. A venda do cartão turista deve ser descentralizada, podendo ser adquirido na rede hoteleira, supermercados e outros pontos de referência, como os Centros de Atendimento ao Turista. Esse novo modelo de cartão terá cerca de 20 variações, cada uma contendo uma imagem representativa de Florianópolis. A ideia é que se torne uma espécie de souvenir, desestimulando o uso de dinheiro no acesso aos ônibus, agilizando a utilização do transporte público.

Concessão de quiosques e Prato Manezinho

Um novo modelo de quiosques será implementado na praia de Jurerê, com a concessão de 13 quiosques. A prefeitura disse que os locais contarão com estruturas ampliada, acesso a água e esgoto e comunicação visual aprimorada. O projeto deve servir de modelo para a implantação em outras praias, conforme o preferito Topázio Neto.

Além disso, o “Prato Manezinho” continuará neste ano, porém custando R$ 40, e não R$ 35 como no ano passado. Conforme a prefeitura, cada ponto poderá definir seu próprio prato, desde que cumpram a exigência de que tenha frutos do mar, além de acompanhamentos e bebida.

Ilha do Campeche terá ambulantes

A Ilha do Campeche, agora com status de Unidade de Conservação, terá acesso controlado com limite de 800 visitantes por dia, mediante apresentação de voucher com emissão prioritariamente online. Segundo a prefeitura, a fiscalização será intensificada com monitoramento presencial e por câmeras.

Continua depois da publicidade

Além disso, será mantida a obrigatoriedade de credenciamento para os serviços de transporte, com cotas definidas. Para as embarcações avulsas, conforme a prefeitura, estão sendo organizadas estratégias para aprimorar o balizamento náutico e evitar acessos indevidos.

Conforme o prefeito, neste ano, está prevista a seleção de ambulantes na Ilha do Campeche.

Confira registros do verão em Florianópolis

Leia mais

Florianópolis terá mais de 450 voos extras e 86 mil novos assentos na alta temporada de verão

Praia queridinha dos gaúchos em SC se prepara para receber até 200 mil turistas no verão