Muitas cidades já afundaram e desapareceram ao longo da história, seja por acidentes naturais, ações humanas ou puro mistério, esses lugares uma vez habitados e vibrantes, passam a se tornar verdadeiras cidades fantasmas. Agora, em 2023, uma cidade brasileira enfrenta o desafio de permanecerem existindo. Maceió, por causa da extração de minério, pode ter bairros “desaparecidos” caso entre em colapso.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O problema de Maceió, capital do Alagoas, vem desde 2018. Isso porque, desde então, a cidade do nordeste brasileiro tem enfrentado um desafio: a formação de crateras que podem criar um imenso buraco na cidade. Somente em novembro, foram cinco abalos sísmicos sentidos nos bairros do Mutange, Bebedouro e Pinheiro, segundo a Defesa Civil Municipal.

Em alerta feito na última semana de novembro, os órgãos chamaram a atenção para o “risco iminente de colapso em uma das minas monitoradas”. O afundamento do solo poderia provocar o surgimento de uma imensa cratera e acabar com a estrutura inteira de boa parte da cidade.

Continua depois da publicidade

O que é sal-gema e porque sua extração em mina de Maceió está afundando o solo

Mas, casos assim – em que cidades tiveram risco de desaparecimento – já foram registrados ns história do mundo. Relatos apontam para cidades que “desapareceram” por conta de desastres, como erupções de vulcão ou tsunamis, e também para lendas que descrevem o desaparecimento total de civilações. Confira a seguir a seleção de cidades que afundaram, foram tomadas por cinzas ou até municípios inteiros que simplesmente acabaram, deixando um rastro misterioso.

Veja lista com cidades que afundaram ou desapareceram

Pompeia, Itália

Entre os exemplos mais conhecidos está Pompeia, uma cidade romana próspera que foi afundada sob cinzas vulcânicas durante a erupção do Monte Vesúvio em 79 d.C. O sítio arqueológico moderno é um testemunho vívido da vida cotidiana da época.

Continua depois da publicidade

Machu Picchu, Peru

Construída no século XV pelo Império Inca, Machu Picchu foi misteriosamente abandonada e permaneceu desconhecida pelos conquistadores espanhóis. Sua redescoberta no início do século XX revelou uma cidade escondida nas alturas dos Andes, cercada por uma paisagem deslumbrante.

Helike, Grécia

Conhecida como a “Atlântida grega”, Helike ficou afundada e desapareceu após ser atingida por um tsunami no século IV a.C. O sítio arqueológico subaquático oferece vislumbres fascinantes de uma cidade que desapareceu sob as águas.

Roanoke, EUA

No final do século XVI, a colônia inglesa de Roanoke, na América do Norte, desapareceu misteriosamente. A única pista foi a palavra “CROATOAN” esculpida em um tronco. Até hoje, o destino dos colonos permanece um enigma.

Continua depois da publicidade

Akrotiri, Santorini

Uma antiga cidade minoica, Akrotiri foi soterrada por cinzas vulcânicas durante uma erupção em Santorini no século XVII a.C. As escavações revelaram uma sociedade avançada, congelada no tempo pela catástrofe.

Lenda de Atântida

Atlântida é uma lendária cidade da mitologia grega que, segundo a história, teria sido afundada no oceano. A localização exata e a existência real da Atlântida são temas de debate e especulação.

Pavlopetri, Grécia

Pavlopetri, localizada ao largo da costa da Laconia, na Grécia, é uma cidade submersa que remonta a cerca de 5.000 anos. Suas ruínas oferecem um vislumbre fascinante da vida urbana no início da Idade do Bronze.

Continua depois da publicidade

Port Royal, Jamaica

Conhecida como a “cidade mais corrupta da Terra” durante os séculos XVII e XVIII, Port Royal foi parcialmente submersa durante um terremoto em 1692. Parte da cidade afundou no mar, levando consigo muitos edifícios e tesouros.

Thonis-Heracleion, Egito

Submersa no Mar Mediterrâneo, Thonis-Heracleion foi uma próspera cidade egípcia que desapareceu por volta do século VIII a.C. Suas ruínas foram redescobertas recentemente e revelam uma cidade rica em história e cultura.

Dwarka, Índia

Segundo a mitologia hindu, Dwarka foi uma cidade lendária fundada por Krishna. Submersa ao longo do tempo, as escavações submarinas sugerem a existência de uma antiga cidade portuária.

Continua depois da publicidade

Kekova, Turquia

Kekova é uma ilha na costa da Turquia, onde as ruínas de uma antiga cidade podem ser vistas submersas nas águas rasas. Um terremoto no século II d.C. causou o afundamento da cidade.

Leia também

Afinal, o que Baba Vanga previu sobre 2024?

Composto raro encontrado na Mona Lisa revela novos segredos sobre a história da arte

Destaques do NSC Total