Após um ano cinematográfico explêndido em 2023, com a estreia de grandes títulos da sétima arte, como Barbie e Oppenheimer, chegou a hora de dar início ao período de premiações. Afinal, ainda mais bacana que arrastar multidões para as salas de cinema, é receber uma indicação – ou até mesmo uma estatueta, no melhor dos casos – por seus feitos.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Sendo assim, o NSC Total separou uma lista completa com todas as datas das premiações mais badaladas que irão acontecer durante os primeiros quatro meses de 2024. Confira abaixo.

As datas das premiações cinematográficas em 2024

Janeiro

Para dar início às premiações, em 7 de janeiro de 2024 irá acontecer o Globo de Ouro, que premia, desde 1944, os melhores profissionais do cinema/televisão no mundo. As estatuetas são entregues pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood, que, neste ano, deu destaque para o filme “Barbie” e a série “Succession”. Respectivamente, cada um arrematou nove indicações na premiação.

Continua depois da publicidade

Na sequência, em 14 de janeiro, acontece o Critics Choice Awards, que honra as melhores realizações cinematográficas do ano anterior. E, já no dia seguinte, em 15 de janeiro, o Emmy Awards prestigiará os melhores programas e profissionais da televisão. Vale lembrar que essa é a premiação que foi adiada por conta da greve de roteiristas, atores e atrizes de Hollywood agora em 2023.

E, para aquecer o coração dos amantes de cinema, no dia 23 de janeiro a Academia divulgará os nomes dos indicados ao Oscar 2024.

Fevereiro

Abrindo o mês de fevereiro de 2024, o dia 4 marcará a celebração do Grammy, que presenteia anualmente os profissionais da indústria da música, reconhecendo a excelência do trabalho desses artistas e as conquistas da arte de produção musical. Todas as indicações do prêmio podem ser conferidas no site do Grammy Awards.

Continua depois da publicidade

Logo depois, no dia 10, ocorre o DGA, ou melhor, a Premiação do Sindicato de Diretores de Hollywood. A premiação é uma condecoração anual, promovida pelo Directors Guild of America. Já no dia 17 o mundo da sétima arte celebra o Annie Awards, um prêmio que comemora as obras de animação divulgadas, criadas e produzidas pela divisão de Los Angeles da International Animated Film Association.

Já em 18 de fevereiro de 2024 acontecerá o BAFTA, do inglês British Academy Film Awards. Esses prêmios são prêmios atribuídos anualmente pela Academia Britânica de Cinema e Televisão às melhores contribuições britânicas e internacionais para as artes cinematográficas. Na sequência, acontecem o SAG e o PGA Awards, nos dias 24 e 25 de fevereiro, respectivamente.

O primeiro deles é promovido anualmente pelo Screen Actors Guild‐American Federation of Television and Radio Artists com intuito de reconhecer os desempenhos excepcionais no cinema e na televisão. Já o segundo, promovido pelo Producers Guild of America Awards, homenageia as pessoas visionárias que produzem e executam filmes.

Continua depois da publicidade

Para fechar o mês, ainda no dia 25 de fevereiro, ocorre o Spirit Awards, uma premiação focada em produções independentes.

Março

É no 3° mês de 2024 que acontecerá uma das principais premiações da cinematografia mundial, amplamente aguardada por fãs e críticos da 7° arte. Em 10 de março acontecerá o Oscar que, lentamente, aproxima-se de sua edição centenária. No próximo ano, a Academy Awards celebrará a 96° edição da premiação que promete uma noite repleta de glamour e reconhecimento.

Abril

Fechando o primeiro trimestre de 2024, em abril acontece, no dia 14, o WGA, a premiação do Sindicato de Roteiristas de Hollywood.

Continua depois da publicidade

E, com esse tanto de premiação agendada, é impossível não esperar com ansiedade o ano que se aproxima – culturamente falando!

Leia também

Todos os indicados ao Oscar de Melhor Filme da história

Receba notícias do Hora pelo canal do WhatsApp

Destaques do NSC Total