A internação e cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no dia 25 de dezembro foram autorizadas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes sob algumas condições, envolvendo desde a chegada do político ao Hospital DF Star, em Brasília, até a proibição de computadores e telefones no quarto onde Bolsonaro ficará internado.

Continua depois da publicidade

Segundo a decisão de Moraes, uma série de condições de segurança devem ser observadas pela Polícia Federal durante a transferência de Bolsonaro da Superintendência da PF até o hospital, e no decorrer da internação.

Como será o transporte de Bolsonaro até o hospital?

Bolsonaro será internado nesta quarta-feira (24) no hospital para realizar uma cirurgia na quinta-feira (25) no tratamento de uma hérnia inguinal bilateral. Além disso, ele também poderá passar por outro procedimento, relacionado ao bloqueio anestésico do nervo frênico, em relação às crises de soluço.

O transporte até a unidade de saúde deverá ser feito, segundo Moraes, “de maneira discreta”, com o desembarque feito “nas garagens do hospital”.

Quem poderá acompanhar Bolsonaro?

Moraes autorizou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro acompanhe o marido durante a internação. Já os filhos Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Carlos Bolsonaro (PL-RJ) não foram autorizados, como requereu a defesa do político, como acompanhantes secundários.

Continua depois da publicidade

O que está proibido no quarto de Bolsonaro?

Foram proibidos computadores e equipamentos eletrônicos como celulares no quarto onde Bolsonaro será internado. A fiscalização será feita pela Polícia Federal.

Vigilância 24 horas com policiais na porta do quarto

Bolsonaro também será vigiado 24 horas por dia, com pelo menos dois policiais federais na porta do quarto do hospital, segundo Moraes, “bem como as equipes que entender necessárias dentro e fora do hospital”.

“A Polícia Federal deverá, previamente, entrar em contato com o Diretor do Hospital DF Star, Dr. Allison Bruno Barcelos Borges, para combinar os termos e condições da internação”, escreveu Moraes na decisão.

O que é hérnia inguinal?

De acordo com o Ministério da Saúde, a hérnia inguinal também é chamada de hérnia na virilha, justamente por serem comuns na zona em que fica a junção entre a coxa e a parte inferior do abdômen.

Continua depois da publicidade

Considerada comum, esse tipo de hérnia surge quando uma porção do intestino ou de tecido adiposo se projeta por uma fraqueza na parede abdominal, provocando dor e incômodo. Em homens, a hérnia inguinal pode se estender até os testículos, provocando a chamada hérnia inguinoescrotal.

Os 10 passos que levaram à prisão de Bolsonaro

*Com informações do g1 e do Uol