A polícia prendeu na noite desta terça-feira (5) Antônio Marcos da Silva, de 55 anos, apontado como responsável por matar a ex-mulher em Gaspar. Ele fugiu logo após o assassinato, mas menos de 48 horas depois retornou à casa onde cometeu o crime. Os filhos o viram na rua e chamaram a polícia.

Continua depois da publicidade

Uma familiar contou que os filhos estavam na casa de um vizinho, a cerca de 50 metros de onde Dalva Paterno da Silva, de 56 anos, foi morta. Já era noite, estava escuro, mas eles perceberam o pai passando em direção à residência onde a ex-mulher morava. Então, avisaram a Polícia Civil.

— Ele retornou para casa. Achou que não tinha ninguém, pois os filhos estavam na casa de um vizinho. Ele passou na frente da casa, eles viram e já ligaram para a polícia e pediram para vir com a sirene desligada — conta uma parente.

O criminoso ficou um tempo escondido em uma construção ao lado do imóvel e logo a Polícia Militar chegou. Ao ver a PM, o homem tentou fugir novamente para a vegetação, mas foi capturado. Antônio estava desde segunda-feira (4) escondido na mata no fim da rua onde aconteceu o feminicídio.

A Justiça já expediu o mandado de prisão temporária dele por feminicídio.

Continua depois da publicidade

Antônio e Dalva foram casados por 38 anos e tiveram três filhos. Os relatos são de que o pai abusava do álcool e sempre foi violento com a mãe. Com os filhos agora adultos, ela decidiu se separar. O divórcio tinha saído no mês passado, mas o homem ainda vivia na mesma casa que a vítima. Ele não aceitava ter de deixar a residência para a ex-companheira, mesmo ela tendo comprado outro imóvel para o assassino.

Ele matou Dalva, fechou a porta do quarto e disse aos netos para que não entrassem no cômodo porque a avó estava dormindo. Antônio fugiu de bicicleta, como mostram imagens de câmeras de segurança, e entrou na área de mata no fim da Rua Olga Bohn, no bairro Figueira. A polícia chegou a fazer buscas no dia do crime, mas não o encontrou.

Conheça os tipos de violência e como pedir ajuda