Autoridades da Casa Branca e do departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) se reuniram na Sala de Situação da morada presidencial após o ataque do Irã à base americana de Al Udeid, no Catar, nesta segunda-feira (23).
Continua depois da publicidade
Um funcionário da Casa Branca comunicou que o secretário de Defesa, Pete Hegseth, e o presidente do Estado-Maior Conjunto, Dan Caine, estavam no espaço de inteligência. A princípio, os ataques iranianos estavam sendo levados “na esportiva” pelas autoridades norte-americanas, que estavam de olho na TV enquanto eles eram noticiados.
A base aérea foi atacada “por mísseis balísticos de curto e médio alcance originários do Irã”, disse uma autoridade de defesa dos EUA.
A retaliação ocorreu quase ao mesmo tempo em que o presidente Donald Trump deveria se reunir com pessoas do governo para discutir o bombardeio às instalações nucleares iranianas. Desde então, não houve mais informações sobre essa reunião.
O Catar abriga a maior base americana no Oriente Médio. Até o momento, não há relatos sobre vítimas. Testemunhas relatam terem ouvido explosões em Doha, capital do Catar.
Continua depois da publicidade
O ataque vem após temores de uma retaliação aos americanos por causa dos bombardeios em instalações nucleares iranianas no fim de semana.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
**Com informações de O Globo e CNN Brasil
Leia também
EUA “cruzou linha vermelha muito grande” ao bombardear Irã, diz ministro
Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia está “escorregando” e país reavalia resgate “crítico”