O relatório de balneabilidade de Santa Catarina divulgado nesta sexta (8) aponta que 65,82% das praias do Estado estão próprias para banho. A análise do Instituto do Meio Ambiente (IMA) é a primeira da temporada e considerou as coletas das últimas cinco semanas.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No total, 237 pontos foram analisados, dos quais 156 tiveram resultados próprios para banho. Há uma melhora em relação ao último relatório, divulgado na semana passada, quando apenas 59,92% dos pontos foram considerados próprios para banho.

Em Florianópolis, dos 87 pontos, 67 estão adequados para banho, o que equivale a 77,01%. A cidade teve nove locais que foram de impróprios para próprios. Mas em Ponta das Canas, a água agora está imprópria.

O Programa de Monitoramento da Balneabilidade do IMA contempla 28 municípios litorâneos e mais de 100 praias e/ou balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina. As amostras foram analisadas pelo método fluorogênico, conforme diretrizes do Standard Methods for the Examination of Water and Wastewate, que consiste na quantificação dos coliformes totais e Escherichia coli.

Continua depois da publicidade

O ponto é considerado próprio quando em 80% ou mais do conjunto de amostras coletadas nas últimas cinco semanas anteriores, no mesmo local, houve no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros.

O relatório completo pode ser conferido pela internet. Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.

Mudança na coleta

Com o início da temporada, o IMA irá ampliar a coleta de balneabilidade, em parceria com a Casan e o Corpo de Bombeiros, nas praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações de qualidade.

Entre janeiro e março, serão feitas coletas três vezes por semana em 10 pontos na praia central de Balneário Camboriú e 26 pontos em Florianópolis, em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê. As coletas ocorrerão duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

Continua depois da publicidade

Leia também

Binário da Lagoa da Conceição começa a funcionar nos próximos dias em Florianópolis

Praia considerada imprópria deixa Balneário Camboriú em alerta para balneabilidade

Destaques do NSC Total