O trânsito no novo binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, será liberado na próxima semana. O anúncio foi feito pelo prefeito Topázio Neto nesta sexta-feira (8). Segundo a administração municipal, a obra está adiantada e já pode ser usada para passagem dos carros.

Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Segundo a prefeitura, após a implantação do binário, quem sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste deve percorrer 660 metros da Avenida das Rendeiras em pista única, pegar a rua Mandala à direita e a nova via à esquerda até a Acácio Garibaldi. Ali, o motorista segue na Acácio Garibaldi à direita, se quiser ir à Joaquina, ou pega a SC-406, em direção à Praia Mole ou adiante.

Já quem vem de um desses destinos em direção ao Centro, vai percorrer as Rendeiras em pista dupla até a altura da rua Mandala, e depois seguir em pista simples, margeando a lagoa.

Ainda faltam os acabamentos da obra, como pintura e finalização das calçadas, que devem ser concluídas em 2024. Ao todo, o projeto do binário recebeu R$ 4,3 milhões em investimentos.

Continua depois da publicidade

Veja como ficará o trânsito

Trânsito na Lagoa da Conceição (Vídeo: Divulgação, Instagram)

Ponte da Lagoa

Já a nova ponte não deve ficar pronta nem nesta e nem na próxima temporada: o prazo de finalização da obra, que ainda está em fase de estaqueamento provisório, é para o primeiro semestre de 2025. Isso porque, depois desta fase, ainda é necessário o estaqueamento definitivo e a construção da ponte em si. A obra começou em abril deste ano.

O projeto prevê que a nova ponte fique à direita da ponte atual. Ela deve ter estrutura em concreto armado, com guarda-corpos e formato curvo. Serão 214 metros de extensão e 17 metros de largura, com duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura.

A ponte também deve ter uma ciclovia bidirecional, conectando com a ciclovia das Rendeiras e a ciclofaixa ligada ao Terminal da Lagoa (TILAG). Os investimentos nas obras somam R$ 53 milhões.

Veja fotos

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Misteriosa sereia da Lagoa da Conceição vai mudar de endereço em Florianópolis

Lagoa da Conceição em Florianópolis não tem mais área para ser urbanizada

Destaques do NSC Total