São 12h de uma segunda-feira e você está parado no trânsito da Avenida Martin Luther, em plena região central de Blumenau, tentando seguir viagem. De repente, um motorista passa a toda velocidade pelo corredor de ônibus, cortando o caminho se aproveitando da pista livre para ganhar minutos em relação aos demais.
Continua depois da publicidade
Essa cena não é hipotética e se repete dia após dia no trânsito da cidade.
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Seja na Martin Luther, seja na Rua São Paulo, ou até mesmo no corredor de ônibus no contrafluxo da Rua 2 de Setembro, os famosos “espertinhos” se amontoam pelas ruas e causam desconforto àqueles que têm bom senso e respeitam as regras. E essa má-educação gerou um verdadeiro “boom” de multas em 2024 se comparado a 2023: dados do Seterb mostram que foram 907 infrações registradas no ano passado pelo uso irregular do corredor contra 157 no ano retrasado — um expressivo crescimento de 477%.
Flagrantes feitos pelos próprios guardas de trânsito e pela reportagem do NSC Total Blumenau revelam que esse desrespeito de alguns motoristas ocorre nos mais diferentes horários. Seja de manhã cedo, seja na ida para o trabalho, seja para ir à escola, seja ao meio-dia, no horário do almoço, ou até mesmo nos horários de pico. A Rua São Paulo na região da Itoupava Seca, no entorno do Campus 2 da Furb, vira um verdadeiro festival de espertinhos que usam o corredor para acessar, por exemplo, a ponte da Rua Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Veja alguns flagrantes feitos pela reportagem
Mas afinal, quando o corredor é liberado?
Implementados a partir de 2011, os corredores de ônibus de Blumenau foram uma forma de tentar dar mais agilidade aos coletivos, principalmente nos horários de pico, e incentivar o uso do transporte público. Com o tempo, porém, alguns ajustes foram sendo feitos. Atualmente, o corredor de ônibus da Martin Luther, após o semáforo da prefeitura, na esquina com a Rua Padre Landell de Moura, é liberado para o tráfego das 16h30min às 19h.
O horário, inclusive, está especificado em placas espalhadas ao longo da avenida.
O uso do corredor por carros e motos, vale lembrar, só é permitido em mais duas ocasiões: quando a faixa fica tracejada e, portanto, possibilita a conversão de pista — como ocorre, por exemplo, próximo à entrada da Rua Carlos Rischbieter, que dá acesso ao bairro Boa Vista —, e quando os próprios agentes identificam um gargalo e liberam paliativamente o corredor para evitar grandes congestionamentos.
A autuação aos motoristas que andam no corredor de ônibus em horários não permitidos pode ser feita de duas formas: uma delas é a partir das câmeras de segurança, que são monitoradas por agentes da Guarda Municipal de Trânsito direto da Central de Controle Operacional (CCO). Outra é a partir de flagras in loco feitos pelos próprios guardas nas vias. Vale lembrar que além dos ônibus, táxis com passageiros e vans escolares em horários pré-determinados também têm autorização para usar o corredor.
Continua depois da publicidade
A multa pelo uso irregular é gravíssima e o preço da “pressa” é de R$ 297,47.
Leia também
Investigação pedida por empresa americana acende sinal de alerta na indústria têxtil de SC