nsc
    nsc

    Tecnologia para o empreendedor

    Autônomo utiliza ferramenta de cobrança para transmitir credibilidade e inibir a inadimplência  

    “É muito diferente de enviar apenas o número de uma conta para depósito. Gera uma credibilidade que influencia muito nesse respeito pelos prazos”, diz Léo Waltrick, fotógrafo 

    08/07/2020 - 15h53

    Compartilhe

    Estúdio
    Por Estúdio NSC
    tecnologias acessíveis
    Léo Waltrick, fotógrafo
    (Foto: )

    A inadimplência é um dos principais motivos para a falência de empresas, segundo pesquisas do Sebrae, e diz respeito aos clientes que não efetuam ou atrasam o pagamento referente aos produtos e serviços contratados.

    Para as empresas, é fundamental ter controle sobre esse tema, acompanhando o fluxo de caixa e contabilizando os valores que entraram e que servirão para investimentos futuros na expansão do negócio. Porém, essa gestão se torna um desafio entre os pequenos empresários, como vivenciou o fotógrafo Léo Waltrick, microempreendedor individual.

    >> Saiba como cobrar clientes devedores de forma automática e sem constrangimento

    — Na fotografia, a gente brinca que somos “eupresa”, porque acabamos fazendo tudo: o administrativo, o financeiro, o atendimento, o comercial e o operacional. Na parte comercial, que está dentro do escopo do empreendedorismo, eu tive facilidade devido toda minha caminhada profissional. Mas a parte mais estratégica, de planejamento e gestão, não é muito meu forte. Então, essa etapa mais administrativa do negócio foi desafiadora — comenta Léo.

    Ele trabalha com fotografia há cerca de cinco anos e, desde o início da carreira, depois das experiências atuando na área comercial de bancos e da indústria farmacêutica, investiu na profissionalização do próprio negócio. Fez cursos, adquiriu experiência com trabalhos voluntários, construiu um portfólio e, então, decidiu criar a própria marca.

    Buscando profissionalização também na parte de gestão, que vai além do trabalho artístico que oferece, Léo adotou ferramentas que automatizam processos, para equilibrar a atuação profissional com a vida pessoal.

    — É muito importante ter disponível um tempo para a família, teu descanso, ter teu próprio momento para espiritualidade. Senão, quando vê, está ali sobrecarregado com o trabalho. O empreendedor tem que ser muito radical com a sua agenda para não adoecer — destaca, reforçando a necessidade de ferramentas que facilitam a rotina.

    Profissionalismo para inibir a inadimplência

    Por mais que diversos fatores estejam relacionados à boa gestão empresarial — como a delimitação de metas, a capacitação de funcionários e a melhoria contínua dos serviços —, a entrada e saída financeira, ou seja, o fluxo de caixa, é um dos principais pontos a serem observados e impacta diretamente no crescimento da empresa.

    tecnologia
    A inadimplência impacta diretamente nas contas da empresa
    (Foto: )

    Ciente dessa necessidade, Léo contratou a plataforma Asaas, que automatiza esse processo. Com a tecnologia, a emissão de boletos se tornou mais prática, inclusive para os clientes. Mais do que perceber como o sistema de cobrança de inadimplentes é capaz de otimizar a gestão financeira da empresa, o fotógrafo encontrou na ferramenta um potencial para transmitir credibilidade aos clientes.

    — A ferramenta permite colocar a própria marca no boleto, o que transmite profissionalização. Nós, que somos autônomos, quando usamos um sistema de cobrança que transmite essa seriedade do negócio, conseguimos inibir a inadimplência. É muito diferente de enviar uma conta para depósito. O cliente vê que existe, inclusive, uma empresa prestando esse serviço de cobrança e gera uma credibilidade, que influencia muito nesse respeito pelos prazos — reforça.

    Melhoria no processo de tomada de decisões

    Esse controle financeiro também é, para muitas organizações, a base da tomada de decisões. Afinal, o aumento da equipe, reformas no ambiente de trabalho, investimentos em tecnologia, ampliação dos setores e demais fatores dependem de dinheiro no caixa para serem realizados.

    Por meio de uma gestão financeira eficiente — e executada com praticidade e agilidade junto a um sistema de cobrança de inadimplentes —, decisões mais precisas e que cabem na realidade da empresa podem ser feitas. Esse sistema:

    • emite boletos e os envia por e-mail gratuitamente;

    • notifica inadimplentes por e-mail e SMS;

    • conta com um robô que efetua a cobrança imediata de faturas em atraso por telefone;

    • permite o monitoramento de notas fiscais eletrônicas;

    • recupera cobranças vencidas há mais de 30 dias e muito mais.

    Ao contratar uma plataforma automática de controle de inadimplência, o empresário se certifica de acessar apenas relatórios seguros e que trazem confiança.

    O Asaas, uma conta digital para empreendedores, tem entre as funções um robô de cobranças e um serviço de mensageria que ajuda a lembrar os clientes das datas de pagamento e evitar atrasos. O sistema pode ser programado conforme a demanda do cliente sem interferir no bom relacionamento com o consumidor. Além disso, uma nova funcionalidade permite a negativação de devedores no Serasa, reduzindo gastos com protestos.

    ​Saiba mais acompanhando o canal Tecnologias para o empreendedor.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Especiais Publicitários

    Colunistas