A terceira parcela do Auxílio Emergencial será antecipada pelo governo federal para o público inscrito em canais digitais ou Cadastro Único. O novo calendário foi publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (15). A informação é do G1/SC.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os pagamentos irão começar nesta sexta-feira (18) e os saques serão liberados a partir de 1º de julho. Pelo calendário anterior, o pagamento iniciaria no dia 20, com saques para o dia 13 de julho.

> Bares e restaurantes de SC querem usar modelo europeu para reduzir distância entre as mesas

“A mudança mais significativa será para os nascidos em dezembro, que passam a ter direito à terceira parcela ainda em junho, no dia 30, junto com quem faz aniversário em novembro. Antes, quem nasceu no último mês do ano receberia em 21 de julho”, destacou o Ministério da Cidadania, em nota.

Continua depois da publicidade

Veja o novo calendário:

Novo calendário da terceira parcela
Novo calendário da terceira parcela (Foto: Ministério da Cidadania, Reprodução)

Para o Bolsa Família, o calendário não muda

Para o público do Bolsa Família nada muda. Os repasses continuarão sendo feitos de acordo com o calendário habitual do programa. Em junho, o início dos repasses será na próxima quinta-feira (17) para quem tem Número de Identificação Social (NIS) com final 1. O calendário de pagamento do programa é realizado nos 10 últimos dias úteis de cada mês.

Calendário do auxílio para pessoas do Bolsa Família
Calendário do auxílio para pessoas do Bolsa Família (Foto: G1, Divulgação)

Contestações podem ser feitas até o dia 22

Os beneficiários que tiveram o auxílio cancelado têm até o dia 22 para contestar a decisão, segundo informou o ministério.

Para verificar a possibilidade de retomar o pagamento do benefício, o cidadão deve entrar no site https://consultaauxilio.cidadania.gov.br, verificar se há parcela com a situação cancelada e clicar no botão “contestar”.

> Florianópolis libera transporte de graça e obriga folga no trabalho para quem for se vacinar contra Covid

Continua depois da publicidade

Se a razão que motivou o cancelamento permitir contestação, o registro do cidadão será reanalisado pela Dataprev e o trabalhador poderá voltar a receber, caso seja aprovada a contestação.

Destaques do NSC Total