Três personalidades que marcaram a história de Balneário Camboriú serão homenageadas por meio de um projeto de lei apresentado pela prefeitura. Amélia Cherem Pio, viúva de Higino Pio, o primeiro prefeito de Balneário Camboriú, morto pela ditadura militar, dará o novo nome da Avenida das Flores, importante via que conecta a cidade à vizinha Camboriú.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A iniciativa reconhece a contribuição do ex-prefeito Aldo Novaes, que esteve à frente do município entre 13 de dezembro de 1964 e 15 de novembro de 1965; de Gilberto Américo Meirinho, que governou de 1º de fevereiro de 1973 a 31 de janeiro de 1977; e de Amélia Cherem Pio, ex-primeira dama, que atuou ao lado de Novaes de 15 de novembro de 1965 a 3 de março de 1969.
Higino Pio, o prefeito de SC morto na ditadura como Rubens Paiva de Ainda Estou Aqui
O anúncio foi feito durante a cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a revitalização da sede da Prefeitura. Na ocasião, a prefeita entregou o projeto de lei ao presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Kurtz. A proposta busca resgatar a memória dessas figuras que desempenharam um papel essencial no desenvolvimento da cidade.
Continua depois da publicidade
Qual é a proposta
Caso aprovado, o projeto resultará em alterações em algumas ruas e espaços do município. O prédio da Prefeitura passará a se chamar “Paço Municipal Prefeito Aldo Novaes”. Já a Avenida das Flores, localizada no Bairro dos Estados, será renomeada como “Avenida Dona Amélia Cherem Pio”. A Avenida Ecoparque, no Bairro dos Municípios, ganhará o nome de “Avenida Prefeito Meirinho”.
Durante o evento, a prefeita Juliada Pavan destacou a relevância de preservar a história local:
— Hoje relembramos tantas histórias importantes, mas o essencial é que elas sejam reconhecidas. Nosso governo está comprometido com a valorização da memória da cidade, pois Balneário Camboriú só alcançou reconhecimento mundial graças às suas raízes sólidas.
Veja imagens do evento e do projeto
O projeto segue agora para tramitação na Câmara de Vereadores. Se aprovado, contribuirá para eternizar o legado de personalidades que ajudaram a construir a identidade de Balneário Camboriú.
Continua depois da publicidade
Leia mais
FOTOS: A igreja em Balneário Camboriú com estrutura inspirada nos pescadores artesanais
Britânico preso em Balneário Camboriú por tráfico de drogas é extraditado
 
				 
                            
                            



