Florianópolis tem uma das avenidas mais famosas da cidade como o local mais quente de toda a região da Grande Florianópolis, segundo um projeto de pesquisa do curso de meteorologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A Avenida Mauro Ramos e os locais próximos aos terminais de ônibus foram considerados as áreas mais abafadas da Capital. A diferença de temperatura chegou a 14°C, segundo o estudo.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

A situação, de acordo com o professor de física da universidade e coordenador da pesquisa, Renato Ramos da Silva, acontece por um intenso crescimento urbano na região. Os resultados da pesquisa, conforme explica, mostram que as localidades com maior número de prédios, asfalto e concretos são as mais afetadas com o calor.

Na região continental da Capital, por exemplo, também foram identificadas altas temperaturas. Em um mesmo dia, onde nesses locais os termômetros chegaram a 42ºC, a temperatura na Lagoa da Conceição, em que a arborização é mais presente, não passou dos 28ºC.

> Como as “ilhas de calor” deixam as cidades de SC mais quentes

Continua depois da publicidade

— Algumas superfícies impermeáveis, como edifícios e pavimentos, absorvem calor e afetam a temperatura próxima. Assim, a maior causa é a modificação da paisagem devido à ação do homem sobre o meio ambiente, representada principalmente pela falta de áreas de vegetação nas cidades — explica Silva.

Para ele, para que essas diferenças altas de temperatura sejam evitadas é necessário ações da própria prefeitura para amenizar o calor, como por exemplo, criar os “telhados verdes”, que são construções com plantas colocadas na parte de cima.

A pesquisa foi feita através de dados de um satélite da Nasa que consegue detectar os lugares mais frios e quentes das regiões.

Leia também

Assalto em terminal de Florianópolis termina com troca de tiros e atropelamento

Continua depois da publicidade

Nova “zona azul” de Florianópolis pode ter tarifas de até R$ 5

Novas ciclovias vão interligar bairros e passar por praia de Florianópolis

Destaques do NSC Total