A Avenida das Nações Unidas, paralela à Marginal Pinheiros, onde o apresentador JP Mantovani morreu na madrugada de domingo (21), está entre as 10 vias com mais registros de acidentes de trânsito na cidade de São Paulo. O dado foi divulgado pelo Infosiga, que mostra que a avenida está na oitava posição, onde a Marginal Pinheiros lidera o ranking. As informações são do Estadão.

Continua depois da publicidade

No momento do acidente, a motocicleta de JP Mantovani colidiu com um caminhão de limpeza que estava parado no local, segundo a Secretaria de Segurança Pública.  O modelo e empresário era apaixonado por motocicletas, e havia participado de um evento na capital paulista um dia antes do acidente.

Na listagem do Infosiga, também aparecem a Avenida 23 de Maio em sétimo lugar, e a Marginal Tietê, na nona posição. Para formular o ranking, foram considerados os acidentes registrados entre setembro de 2024 e agosto de 2025.

Foram 29.934 acidentes fatais e não fatais contabilizados em 2024, com 1.033 mortes. Já em 2025, até o momento, foram registrados 18.022 acidentes, sendo 672 mortes. Somente em agosto, foram 101 óbitos, com mais ocorrências envolvendo motocicletas.

Faixa Azul

Segundo a Prefeitura de São Paulo, a principal ação voltada aos motociclistas que vem reduzindo acidentes e mortes é a Faixa Azul. De acordo com o executivo municipal, o projeto já reduziu em “47,2% as mortes nos trechos sinalizados, de 36 em 2023 para 19 em 2024”.

Continua depois da publicidade

São 232,7 quilômetros de Faixa Azul em 46 vias, usados por 500 mil motociclistas todos os dias. Além da Faixa Azul, a Prefeitura afirma que também trabalhar na ampliação das Frentes Seguras — bolsões de espera nos cruzamentos para motociclistas e ciclistas.

De acordo com Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), também foram intensificadas as operações com monitoramento contínuo por agentes 24 horas por dia, 7 dias por semana nas vias com maior número de ocorrências.

— Na Marginal, destacam-se a modernização dos painéis de mensagens variáveis; modernização de câmeras de monitoramento; proibição da circulação de motocicletas na pista expressa (sentido Interlagos/Castelo); ampliação do trecho da Faixa Azul na Avenida das Nações; e revitalização da sinalização horizontal e vertical — afirmou a companhia.

Acidente de moto que matou JP Mantovani

De acordo com a Polícia Civil, JP Mantovani pilotava uma Harley-Davidson quando tentou desviar de um caminhão, mas bateu na traseira de outro veículo, que estava estacionado.

Continua depois da publicidade

JP e a ex-integrante do Rouge se conheceram em 2015, e tinham uma filha de sete anos. Lí também escreveu em uma rede social, pedindo respeito ao momento de luto.

“Nós somos uma família. Em respeito a nossa história, filha, familiares e amigos, gostaria de pedir por gentileza um momento de paz e silêncio pra assimilar esse momento de dor e sofrimento para que Deus acalme nossos corações. É com profundo pesar, que comunicamos o falecimento do anjo das nossas vidas, o amor da minha vida, e o homem que me deu o presente mais precioso desse mundo! Agradecemos o carinho e as orações de todos mas precisamos agora de paz, esse é um pedido nosso! Gratidão!”, escreveu a viúva.

Veja fotos

Leia também

Após morte de JP Mantovani, Nicole Bahls faz relato comovente: “Sem chão”

Os mistérios e o que se sabe sobre morte do empresário JP Mantovani, casado com ex-Rouge