O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, compartilhou imagens impressionantes nesta terça-feira (25) que mostram o avião em que ele estava pousando “de lado” no aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte de Santa Catarina. A manobra é conhecida como “pouso-caranguejo”.
Continua depois da publicidade
No vídeo feito do chão é possível ver o jato do empresário se aproximando da pista, porém enfrentando certa dificuldade no pouso. A aeronave balança e chega próxima ao local do pouso de forma lateral, seguindo em linha reta somente depois de tocar no solo.
Veja vídeo
Olha só a imagem que o @rfaeroesteticaoficial registrou do pouso do meu avião enquanto eu e minha equipe voltávamos da inauguração da Havan Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, o vento estava forte e, na descida, enfrentamos rajadas de até 60 km/h contra a… pic.twitter.com/YG1K1GkxVN
— Luciano Hang (@LucianoHangBr) November 25, 2025
De acordo com o empresário, ele retornava de uma inauguração em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, no sábado (22). No momento do pouso, os ventos estavam intensos, com rajadas de até 60 km/h. Mesmo assim, o empresário classificou o voo como “cheio de emoção e adrenalina”, e destacou a habilidade dos pilotos Jean e Balke.
Continua depois da publicidade
As imagens geraram diversos comentários nas redes sociais, especialmente surpresos com o ocorrido. “Esse piloto merece um aumento de salário”, publicou um seguidor. “Vem fazendo drifting”, brincou outro.
Pouso-caranguejo
O chamado “pouso-caranguejo” acontece quando o vento sopra com força e em direção diferente da proa (nariz) da aeronave, e o piloto ajusta o avião de modo que ele avance “de lado” em relação à pista, como um caranguejo. Dessa forma, o avião consegue compensar a força do vento cruzado (crosswind) e se alinhar suavemente no momento do toque no solo.
Outro pouso desse mesmo formato chamou atenção nas redes recentemente, também no aeroporto de Navegantes. Um Airbus da Latam, voo 314, vindo de Congonhas pousou “de lado” em um dia com ventos de cerca de 67 km/h, no início de novembro.

