O avião que transporta o presidente Lula (PT) teve um problema no motor após decolar na Cidade do México, nesta terça-feira (1º). Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os procedimentos de segurança foram adotados e, até à noite, os pilotos sobrevoavam o aeroporto da capital mexicana aguardando o consumo de combustível necessário.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Segundo o jornal O Globo, além do presidente Lula, quinze pessoas estão a bordo da aeronave. Todos os 16 ocupantes devem trocar de avião e voltar ao Brasil ainda nesta terça.
Avião do Lula: teoria indica o que teria causado problema técnico na aeronave do presidente
A aeronave é uma versão adaptada do A-319 Airbus, com a tecnologia de alijamento de combustível — uma operação de segurança realizada por aeronaves em voo, que consiste em se desfazer de parte do combustível —, que pode permitir um retorno mais rápido ao terminal.
Continua depois da publicidade
O que diz a FAB
O brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, informou em nota que a aeronave VC-1, usada pelo presidente, apresentou um problema técnico.
“Realizados, com sucesso, os procedimentos de segurança para solução do problema apresentado, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornarem ao mesmo aeródromo da decolagem, com troca de aeronave e regresso a Brasília”, diz a nota.
Leia também
Depois de quase 3 mil pedidos, governo começa operação para retirar brasileiros do Líbano