O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) embarcou em uma aeronave reserva da presidência para retornar ao Brasil, na noite desta terça-feira (1°), após o avião em que estava apresentar problemas técnicos. Conforme informações do g1, uma das hipóteses, que precisa ser confirmada, é a de que um pássaro teria colidido com a turbina.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
Após problemas técnicos, o avião reserva da Presidência decolou por volta das 23h30min desta terça-feira do aeroporto Felipe Angeles, na Cidade do México, em direção a Brasília. A previsão é de que o voo, que fará uma escala no Panamá, tenha duração de cerca de 10 horas. O presidente deve desembarcar na capital brasileira por volta das 9h desta quarta-feira (2).
Depois de quase 3 mil pedidos, governo começa operação para retirar brasileiros do Líbano
Entenda
O avião que transportava o presidente Lula pousou em segurança no aeroporto da Cidade do México na noite desta terça-feira depois de um problema técnico verificado após a decolagem. A aeronave foi forçada a dar voltas no ar por mais de quatro horas antes de aterrissar com o tanque de combustível mais leve.
Continua depois da publicidade
A aeronave em que o presidente estava é uma versão adaptada do A-319 Airbus, com a tecnologia de alijamento de combustível — uma operação de segurança realizada por aeronaves em voo que consiste em se desfazer de parte do combustível —, que pode permitir um retorno mais rápido ao terminal.
O problema, segundo uma fonte do governo, foi resolvido ainda no ar. No total, 16 pessoas estavam no avião, entre autoridades, ministros e a tripulação. Lula participou na Cidade do México da posse da presidente mexicana Claudia Sheinbaum.
Leia mais
Funcionária é indenizada em SC após ser demitida por não votar no candidato do patrão
Incêndio atinge poste e derruba fios em via movimentada de Florianópolis