O avião de pequeno porte que caiu no município de Quadras, no interior de São Paulo, neste sábado (15), e deixou como vítimas Nelson Jose Ponzoni e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni, de 77 e 74 anos, respectivamente, era de um modelo experimental. Além disso, a aeronave já havia sofrido outro acidente em 2019, sem mortos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Defesa Civil informou que o avião particular, que decolou do Clube de Voo Aeroquadra (SIVQ) de modelo CT-U, não foi construída por uma grande fabricante e não passou por uma longa campanha de testes exaustivos. Portanto, era experimental, segundo o Código Brasileiro de Aeronáutica.

A aeronave, com ano de fabricação de 1999, iria voar pela região do interior de SP e retornar ao mesmo local de origem. O avião estava no nome de Nelson e era autorizada para voar durante o dia, mas como era de modelo experimental, não podia realizar voos sobre áreas com muitas casas.

O avião não tinha pendências que impediam o voo da aeronave em locais permitidos, segundo a Agência Nacional de Aviação (Anac).

Continua depois da publicidade

Como era o avião

Comprado em 2018, o avião não tinha autorização para realizar serviço de táxi aéreo e possuía dois lugares, reservados para o piloto e o passageiro. Todo em fibra de carbono, a aeronave é mais utilizada para turismo ou para aulas de aviação.

Um modelo semelhante ao que caiu em Quadra está sendo vendida por cerca de R$ 553 mil, segundo o site Flight Design.

A aeronave de Nelson tinha como matrícula PU-MSM e atingia a velocidade máxima de 240 km/h.

Acidente em 2019

Há pouco mais de cinco anos, a mesma aeronave, com outro piloto, se acidentou em Piedade, na região de Sorocaba. O caso aconteceu em 4 de setembro de 2019, quando o avião decolou do Aeródromo Associação Recreativa Fazenda Bonanza (SDBN) com duas pessoas a bordo para sobrevoar a região.

De acordo com informações do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), quando estava retornando ao local de partida, o piloto parou o motor durante o voo e realizou um pouco em um local não preparado. Os motivos seriam às condições meteorológicas e a pouca quantidade de combustível que restava.

Continua depois da publicidade

O avião acabou capotando durante a aterrissagem, porém não houve vítimas.

Quem era o casal de idosos morto na queda

Nelson Jose Ponzoni e Vivien Neide Barbosa Bonafer Ponzoni eram moradores de São Paulo e tinham uma casa de veraneio perto do clube de voo. Eles deixam três filhos.

Nelson era piloto, já conhecido na aviação, enquanto Vivian trabalhou como psicóloga e professora.

O avião em que eles estavam caiu próximo à Estrada Municipal Zulmira Coelho Miranda de Oliveira, que liga Quadra a Tatuí (SP).

Veja fotos do casal

Leia também

Desastres aéreos mataram 119 pessoas no Brasil em 2024; relembre os acidentes