Uma família teve uma feliz surpresa na manhã da última terça-feira (24), uma das mais frias do ano. O pequeno Matteo veio ao mundo pelas mãos da própria avó durante o trajeto até a maternidade, ainda dentro de um carro de aplicativo. Inclusive, o neném, que já chegou provocando grandes emoções, nasceu um dia antes do aniversário da avó, como um verdadeiro presente.
Continua depois da publicidade
Desde as 6h daquela terça, Aline Maria Mancia de Souza, grávida do terceiro filho, já sentia as primeiras contrações, que se intensificaram com o passar dos minutos. Com as malas prontas, apenas aguardando o momento do filho vir ao mundo, Aline e sua mãe, Andrea Cristina Mancia, solicitaram uma corrida por aplicativo para irem juntas até a maternidade.
Naquele momento, a chegada de Matteo já se anunciava não ser tão simples. Ao todo, cinco motoristas cancelaram a corrida. Mãe e filha decidiram acionar o Samu para que fossem em segurança e de forma mais ágil até a unidade de saúde.
Quando a ambulância chegou à casa, outro problema surgiu. Andrea, recém-operada no joelho, não conseguia subir no veículo. A única alternativa seria Aline, com contrações cada vez mais ritmadas, ir com a equipe de socorristas e Andrea ir acompanhando em um carro de aplicativo.
— Ela já estava com contração de dois em dois minutos e daí ela disse “não, eu não vou sem a minha mãe” e eles (responderam) “mas você tem que ir, a sua mãe vai de Uber atrás então”, mas ela disse que não. “Eu não vou de Uber, eu não vou deixar minha mãe, eu quero que ela vá comigo, não quero estar sozinha e não quero outra pessoa que não seja ela” — relembra a avó de Matteo.
Continua depois da publicidade
No fim, mãe e filha decidiram ir juntas e aguardaram pelo carro de aplicativo.
Bolsa estourou no trajeto
No veículo, a mamãe de terceira viagem sentiu a bolsa estourar logo no início do caminho. Sem saber o que fazer, o motorista, seu Jovelino, informou que ainda demoraria mais 35 minutos para chegar à maternidade. A única solução, a pedido da avó Andrea, estacionou em um posto de combustível na Avenida Santos Dumont.
— Minha filha falou “mãe, eu acho que está nascendo, eu estou sentindo a cabecinha dele”, daí o seu Jovelino “tacou-lhe” o carro e a gente chegou no posto. Quando a gente estava chegando eu vi uma moça enchendo o pneu do carro e eu falei pra ele encostar atrás dessa moça e daí já botei a cabeça para fora e falei “por favor, pelo amor de Deus chama o Samu que a minha filha está ganhando bebê dentro do carro” — conta.
A chegada de Matteo no carro
Sem a ajuda de profissionais, a avó precisou pensar rápido. Aline já estava ganhando o bebê quando Andrea pegou um cobertor que levava no veículo e improvisou o parto.
— Peguei o cobertor, joguei embaixo dela e nisso eu já vi a cabecinha dele vindo e daí eu falei “Vem! Filha, deixa vir que eu estou aqui!” e ele nasceu nos meus braços, ele veio. Estavam os borracheiros (do posto) todos ali. Eu fiquei um pouquinho ali, foram cinco segundos que demoraram muito pra passar até ele dar o chorinho dele. Eu tirei o cordão umbilical do bracinho dele, tirei da perninha, e daí dei ele pra ela” – conta a avó emocionada.
Continua depois da publicidade
Andrea conta que os borracheiros presentes no local ajudaram com estopa para aquecer o neném e, emocionados, começaram a chorar.
— (O borracheiro) disse, “meu, que coisa linda, eu vi meu filho nascer há oito anos e agora estou vendo uma vida na minha frente, que incrível” — conta.
Após o momento de comoção, mãe, bebê e avó foram finalmente levados até a maternidade, onde uma equipe, já avisada sobre a situação, aguardava a família. Matteo nasceu com 2,4 quilos, medindo 48 centímetros em uma verdadeira aventura pelas ruas de Joinville.
Andrea conta que sua filha Aline, após ganhar alta, planeja ir até o posto de combustível agradecer aos borracheiros pelo apoio no momento do parto.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Fernanda Silva
Leia também
Caminhão fica sem freios em pista molhada e manobra evita acidente na BR-376; veja vídeo
Cidade mais antiga de SC vai ganhar documentário produzido em quatro dias






