Reunir a família no domingo de Páscoa para um almoço é uma tradição que faz parte da rotina. Independentemente de ser adepto ou não da religião, os feriados são peça-chave para manter a estrutura que fundamenta toda a nossa vida, marcando bons momentos e criando memórias.
Continua depois da publicidade
No Brasil, uma das tradições que marcam a data é a do consumo de bacalhau no domingo de Páscoa. Apesar de ter sido disseminada por aqui pelos portugueses, a cultura que envolve esse pescado mundialmente conhecido é milenar. A tradição do bacalhau na Páscoa, como conta a história, iniciou na Idade Média quando os cristãos jejuavam e excluíam da alimentação carnes quentes.
> Semana Santa e o almoço de Páscoa: qual vinho escolher?
O bacalhau, na época, era visto como uma comida fria e por isso bastante incentivada pelos comerciantes nos dias de jejum. Com o passar dos anos, a restrição alimentar foi se dissolvendo, mas o costume de comer bacalhau se manteve forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje.
E, principalmente, na Páscoa, data em que os cristaos celebram a ressurreição de Jesus Cristo, o bacalhau é muito apreciado.
Continua depois da publicidade
Que tal Bacalhau à Brás?
De acordo com o chef de cozinha e empresário, Jaime Barcelos, existem muitas receitas tradicionais de Páscoa que têm o bacalhau como prato principal. No entanto, a sugestão do chef é o Bacalhau à Brás, um prato que leva o nome de seu criador, fácil de preparar e com resultado que vai surpreender qualquer convidado exigente.
Para servir duas pessoas, você vai precisar dos seguintes ingredientes:
- 500 gramas de bacalhau dessalgado
- 3 ovos
- 1 cebola cortada em anéis
- 3 dentes de alho macerado
- Salsa a gosto
- Azeitonas negras a gosto
- 3 batatas médias cortadas em pequenos fiapos, como se fosse fazer batata palha
- Azeite
Quanto ao modo de preparo, o chef ensina:
Comece jogando sobre as batatas cruas sal fino e deixe repousar por 30 minutos. Depois, passe-as em água quente rapidamente. Em seguida, frite essas batatas e reserve.
O próximo passo é demolhar o bacalhau.
Comece refogando a cebola e, assim que ela apresentar um toque de desidratação mais elevado, coloque o alho. Depois, coloque o bacalhau e na sequência coloque o ovo batido. Mexa constantemente em fogo baixo. Finalize com a salsa e as azeitonas.
Continua depois da publicidade
Um toque legal dado pelo chef é bater gemas cozidas com um pouco de azeite e mostarda dijon e depois finalizar. Segundo Jaime, esse detalhe dá um toque especial para o prato.
E, antes de servir, regue com bastante azeite. Segundo o nosso especialista, o azeite é essencial para o bom resultado do prato.
Em seguida, é hora de servir e se deliciar!
Qualidade dos ingredientes é essencial
De acordo com Jaime, a iniciação do prato começa já no momento da compra dos ingredientes.
— Uma boa compra inclui escolher o melhor produto que você quer colocar na mesa. Nesse sentido, leve sempre em conta a embalagem, a higiene e o aspecto visual dos produtos. O azeite para o bacalhau deve ter excelente qualidade — orienta o Chef.
As versões próprias para o consumo são extravirgem, virgem, de oliva e refinado. Segundo indicações de especialistas, opte por comprar sempre azeite com embalagens de cor mais escuras ou de vidro.
Continua depois da publicidade
Além de dar um toque especial para o sabor dos pratos, o azeite previne doenças cardíacas, diabetes, protege o cérebro e retarda o envelhecimento. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias que melhoram os sintomas de artrite, faz bem para os ossos e pode até diminuir o risco de depressão.
Um bom azeite, combinado com bacalhau e vinho de qualidade é a indicação do Chef para a Páscoa de 2021, que será comemorada por nós no próximo dia 4 de abril.
— Entre os vinhos, eu indico um Rosé, da Villa Francione, de entrada e na sequência um vinho Dal Pizzol, da uva mais especial de Portugal, Touriga Nacional. Um cabernet sauvignon da serra gaúcha também seria uma boa pedida — diz Jaime Barcelos.
Garanta sua comemoração de Páscoa com essa deliciosa receita e dicas fantásticas do chef e se prepare para os elogios.
Continua depois da publicidade
Pensando em oferecer os melhores produtos para esse momento de tradição, o Fort Atacadista preparou uma seção de azeites especiais, de alta qualidade para o preparo dos melhores pratos. Com uma seleção que inclui várias marcas e opções de tipos e propriedades diferentes, com certeza você vai encontrar o azeite que mais agrada o seu paladar.
Além de oferecer produtos de alta qualidade, a Rede Fort Atacadista possui uma excelente estrutura física, com climatização e cuidados de saúde e higiene apropriados, seguindo todas as normas de segurança, garantindo mais conforto ao consumidor. Para quem está em Florianópolis, o Delivery Fort Atacadista também é uma opção prática e segura para fazer compras sem precisar sair de casa.
Acesse o site e conheça o delivery do Fort Atacadista.