O bairro São Vicente lidera o número de casos de dengue em Itajaí, concentrando quase 20% das confirmações, de acordo com os dados da última segunda-feira (2), chegando a 563 confirmações da doença. A localidade é uma das maiores da cidade, atrás apenas no bairro Cordeiros.
Continua depois da publicidade
Segundo o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DVE), o município já contabiliza 2.739 casos confirmados. Na sequência, os bairros Cordeiros e Murta aparecem com 413 casos cada.
O relatório epidemiológico aponta ainda que Itajaí notificou 13.668 casos suspeitos desde o início do ano. Destes, 3.371 são considerados prováveis, 9.544 foram descartados e 753 envolvem moradores de outros municípios.
A Secretaria de Saúde reforça que o combate à dengue depende da união entre poder público e população.
— Precisamos que a população também participe dessa luta, eliminando os criadouros do mosquito transmissor em seus terrenos e residências — alerta Lúcio Vieira, coordenador do Programa de Combate à Dengue.
Continua depois da publicidade
Ele recomenda recolher recipientes como vasos, potes e pneus que acumulam água, limpar piscinas, manter caixas d’água tampadas, evitar descarte irregular de lixo e fazer vistorias semanais nos quintais. “A dengue mata, e somente juntos vamos vencer o Aedes aegypti”, completa.
Itajaí e Balneário Camboriú estão na rota das baleias; saiba como observar
O período chuvoso acende o alerta, já que favorece a proliferação do mosquito. Qualquer recipiente que acumule água parada pode se transformar em criadouro.
Por isso, o descarte correto do lixo e a limpeza frequente das áreas externas são atitudes fundamentais. A população também é orientada a receber os agentes de endemias e permitir a inspeção dos imóveis.
A secretaria destaca a importância de procurar atendimento médico ao perceber sintomas como febre, dor de cabeça ou diarreia.
Continua depois da publicidade
As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão preparadas para atender a população com agilidade e evitar agravamentos do quadro clínico.
Leia mais
Homem de 23 anos é esmagado por placas de vidro de 500 kg em Balneário Camboriú
Fãs de Ayrton Senna: quem são os possíveis compradores do Senna Tower, em Balneário Camboriú