Imagine caminhar pela Praia Brava ou pela orla de Balneário Camboriú e, de repente, avistar no horizonte uma enorme cauda preta se erguendo das águas. A imagem deslumbrante não é tão rara, embora o Sul de Santa Catarina, como Imbituba e Laguna, seja o palco tradicional da migração desses mamíferos. Nos últimos anos, Itajaí e Balneário Camboriú também já foram visitados por esses gigantes.

Continua depois da publicidade

Recentemente, circulou nas redes sociais um vídeo de uma barbatana de uma baleia jubarte passeando pelo Rio Itajaí-Açu, provavelmente pegou uma direção diferente e se mostrou para os moradores da região.

O biólogo marinho e professor da Univali de Itajaí, André Barreto, afirma que realmente a baleia, da espécie jubarte, passou por ali mostrando suas nadadeiras. Ele também afirma que é normal e pode acontecer de aparecer mais baleias pela região de Itajaí e Balneário Camboriú:

— Esse é o momento em que elas começam a aparecer, o período migratório delas, para reproduzir. Tradicionalmente na região sul de Santa Catarina já temos uma área de preservação para esse período, mas tem várias outras espécies de baleias que passam pela região e consequentemente pelo norte, e a mais conhecida é a jubarte.

Ele afirma também que todos os anos é comum que as jubartes passam pela região, pois o local de reprodução delas é no sul da Bahia.

Continua depois da publicidade

— No ano de 2021 foi bem atípico, pois nesse período migratório as baleias ficaram pela região mais de meses, pelo Litoral Norte do Estado — acrescentou.

Outros aparecimentos

Em setembro de 2022, uma fêmea de baleia-franca acompanhada de seu filhote foi flagrada na Praia Brava, em Itajaí. As imagens, feitas por moradores e compartilhadas nas redes sociais, mostraram os animais nadando calmamente a poucos metros da areia.

Já em Balneário Camboriú, também há relatos de aparições, principalmente entre julho e novembro, meses que marcam a temporada de migração rumo às águas mais quentes, onde ocorre a reprodução e o nascimento dos filhotes. Ainda que esporádicos, os avistamentos revelam uma expansão da rota migratória, talvez motivada pela recuperação populacional das baleias e pela busca por locais mais tranquilos para procriação.

Para quem quiser tentar a sorte e ver uma baleia de perto, o melhor período vai de junho a novembro. Os dias ideais são os de mar calmo e céu limpo, e pontos elevados, como costões e mirantes, aumentam as chances de observação.

Continua depois da publicidade

Leia também

Festa da Tainha abre temporada de eventos de inverno em Balneário Camboriú

Balneário Camboriú declara guerra a eventos de cunho sexual com decreto de proibição