nsc
santa

Turismo

Balé das águas e surpresa guardada a sete chaves: como será o Natal em Blumenau 2021

Evento inicia em 10 de novembro e marca a retomada do turismo na cidade; veja quais as atrações do evento que se estenderá por 58 dias

10/09/2021 - 15h52 - Atualizada em: 10/09/2021 - 19h33

Compartilhe

Por João Victor Góes
Vila Germânica terá atrações especiais durante o período natalino
Vila Germânica terá atrações especiais durante o período natalino
(Foto: )

É com a frase "vai ser um Natal grande!" que o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel, resume a expectativa para o evento em Blumenau neste ano. A programação vai representar a retomada do turismo na cidade em 2021 e, apesar de não ser tratado oficialmente assim, será um teste para outros eventos de grande porte.

> Receba notícias por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

A programação natalina na cidade começará mais cedo e também será a mais longa dos últimos anos, com duração de 58 dias. O início está previsto para 10 de novembro e segue até 6 de janeiro de 2022.

Ainda de olho no coronavírus, o município apostou, mais uma vez, em atrações contemplativas e ao ar livre em diversos pontos da cidade. Entre as novidades está um balé de água e uma surpresa, que ainda é guardada a sete chaves. (veja as atrações abaixo)

— O Natal tem um peso simbólico muito grande nessa retomada, não só da economia, mas também dos eventos e do turismo de Blumenau. Não é uma comemoração, porque ninguém pode comemorar com 600 mil mortos, não é isso. Mas é o começo de uma retomada gradual, lenta e importante para o setor que foi extremamente atingido nesses quase dois anos de pandemia — explica o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Marcelo Greuel.

Essa foi a primeira vez que o município organizou um lançamento para divulgar a programação de Natal na cidade. De acordo com Greuel, o objetivo é atrair turistas e mobilizar o comércio para que possa se planejar.

— O que nós queremos com o lançamento é dizer que sim, o Natal vai existir e será um grande Natal. Que os hotéis, bares e restaurantes se preparem, que a iniciativa privada venha junto com a gente e todo mundo participe. Nós queremos marcar um momento para que todos possam se preparar para o dia 10 de novembro — conta.

Recém revitalizada, rua Curt Hering receberá decoração especial
Recém revitalizada, rua Curt Hering receberá decoração especial
(Foto: )

Pandemia

O município entende que a pandemia na cidade está controlada e que o avanço da vacinação dá a segurança necessária para o evento.

— O ritmo de vacinação tem melhorado bastante, as vacinas estão aí, isso nos dá uma segurança para que no dia 10 de novembro, quando iniciar o Natal, a gente já tenha aquele número de 70% das pessoas vacinadas, esse é o número mágico que a gente chama — diz o secretário.

Até esta quinta-feira (9) mais de 35% da população blumenauense estava com o esquema vacinal completo, ou seja, recebeu as duas doses da vacina, ou o imunizante de dose única. O percentual corresponde a mais de 126 mil pessoas.

Surpresa

A maior atração do Natal em Blumenau ainda é guardada a sete chaves pela organização. Greuel faz mistério e prefere não revelar por enquanto. O secretário, no entanto, deixou escapar que a grande surpresa envolve tecnologia.

— É algo que pode trazer uma marca muito forte para o Natal de Blumenau — adianta o secretário.

No ano passado, a tecnologia já se fez presente no Natal de Blumenau. Uma projeção mapeada envolveu a torre da Catedral São Paulo Apóstolo, no Centro de Blumenau. A animação pôde ser vista pelo público ao passar pela Rua XV de Novembro.

Vila de Natal

A Vila Germânica, que costuma atrair muitos visitantes durante o Natal, receberá a tradicional Casa do Papai Noel e a Praça da Neve. O espaço também terá apresentações culturais, estação de trem e um presépio de madeira. O setor 1, onde hoje funciona a central de vacinação, receberá novamente uma pista de patinação no gelo.

De acordo com Greuel, haverá controle de público através de catracas, como ocorre durante a Oktoberfest, Além disso, todas as normas de prevenção à Covid-19 que estiverem em vigência serão respeitadas.

Balé das águas

Fora da Vila Germânica, blumenauenses e turistas também poderão encontrar outras atrações. A grande novidade será o Balé das Águas. Uma grande balsa será instalada no Rio Itajaí-Açu, próximo à Ponte Adolfo Konder, onde o público poderá acompanhar um show aquático com luzes.

Duplicada, Ponte Adolfo Konder terá show aquático inédito
Duplicada, Ponte Adolfo Konder terá show aquático inédito
(Foto: )

As apresentações ocorreram nos períodos noturnos. A organização aguarda, no entanto, uma posição sobre o horário de verão neste ano para definir o horário de início da atração.

De acordo com Greuel, a balsa que será responsável pelo show já começou a ser construída e poderá ser usada em eventos futuros.

Papai Noel gigante

Assim como em 2020, a decoração ao ar livre de Blumenau deve encantar os visitantes. As árvores na região central da cidade serão decoradas com esferas luminosas. A decoração poderá ser observada do Centro Histórico à prefeitura, que estará totalmente iluminada.

Na nova Praça do Remador, localizada ao lado do Biergarten, uma escultura do Papai Noel de quatro metros de altura servirá como ponto fotográfico.

Praça do Remador terá escultura gigante
Praça do Remador terá escultura gigante
(Foto: )

— É um Natal não só para o blumenauense, esperamos muitos turistas, deve vir muita gente de fora e a gente quer transformar no grande evento da retomada — afirma Greuel.

Leia também

> João Paulo Taumaturgo vai assumir vaga na Câmara de Vereadores de Blumenau

> Não parece, mas as obras da Via Expressa de Blumenau recomeçaram

> Mesmo com 150 funcionários, Câmara de Blumenau vai contratar perícia externa para CPI

Colunistas