nsc
an

Meio ambiente

Baleia-jubarte morre após encalhar em São Francisco do Sul

Em 2020, seis animais desta espécie já foram encontrados encalhados em Santa Catarina

11/12/2020 - 10h09 - Atualizada em: 11/12/2020 - 16h43

Compartilhe

Fernanda
Por Fernanda Mueller
Hassan
Por Hassan Farias
O animal de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de ontem na Praia Grande
O animal de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de ontem na Praia Grande
(Foto: )

Uma baleia-jubarte adulta de 12 metros de comprimento e 20 toneladas encalhou na noite de quinta-feira (10) na Praia Grande, em São Francisco do Sul. Quando foi resgatada, ela ainda estava viva, mas morreu na manhã desta sexta-feira (11). Em 2020, seis jubartes já foram encontradas encalhadas em Santa Catarina.

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Conforme o veterinário Milton Marcondes, coordenador de pesquisas do projeto Baleia Jubarte, quando foi encontrado, o animal estava bem magro e com piolho de baleia. Segundo Milton, essa condição indica que a jubarte tinha uma doença crônica, por isso não resistiu.

O projeto de Monitoramento de Praias (PMP) agora trabalha para fazer a necrópsia do animal e investigar o motivo da morte. Uma equipe com 12 pessoas está no local para avaliar a situação. A principal suspeita é de estafe físico, de acordo com o PMP.

> Baleia jubarte salta e quase engole canoístas; veja o vídeo

O animal estava bem magro e com piolho de baleia
O animal estava bem magro e com piolho de baleia
(Foto: )

Segundo os técnicos a baleia estava bastante debilitada e como marcas de mordidas de tubarão charuto pelo corpo, além de parasitas o que pode ter contribuído com a morte. Ela pode ter sido trazida com a maré.

A prefeitura de São Francisco do Sul informou que tem uma equipe no local, que aguarda o término da coleta de amostras pelo PMP para depois realizar a retirada do animal e enterrá-lo.

Neste ano, um total de 69 baleias-jubarte já encalharam no litoral brasileiro. Seis em Santa Catarina, oito em São Paulo, 11 no Rio de Janeiro, 17 no Espírito Santo, 22 na Bahia, três em Pernambuco e uma em Alagoas e uma no Rio Grande do Norte. 

A baleia-jubarte 

A jubarte é uma das maiores baleias do mundo, podendo chegar a 16 metros de comprimento, quando adulto. Assim como algumas outras espécies, a jubarte realiza uma migração anual. Durante o verão, ela se dirige às águas polares para se alimentar e durante o inverno migra para águas tropicais e subtropicais para acasalar e dar à luz. 

Assim, no litoral do Brasil, as jubartes chegam por volta de junho/julho e permanecem até novembro/dezembro, quando retornam para as áreas de alimentação. Adulto, o animal pode chegar a 16 metros de comprimento.

Leia também

Bolsonaro faz piada com "ozônio de Itajaí" e Covid-19

Vacina da Covid-19 em SC: municípios e Butantan assinam acordo para compra de doses

Taxista com coronavírus que transportou clientes é investigado pela Polícia Civil em SC

Colunistas