nsc
    dc

    Ambiente

    Baleias-de-bryde são avistadas em praia de Imbituba, no Sul de SC

    Elas foram avistadas pela equipe do projeto ProFranca

    17/11/2020 - 07h00

    Compartilhe

    Redação
    Por Redação DC
    Baleias-de-bryde
    Baleias foram avistadas a poucos metros da zona de arrebentação da praia de Itapirubá Norte
    (Foto: )

    Duas baleias-de-bryde foram avistadas neste domingo (15) na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, no Sul catarinense. As baleias estavam a poucos metros da zona de arrebentação da praia, e foram avistadas pela equipe do projeto ProFranca.

    > Sobrevoo registra 42 baleias-francas entre o litoral de SC e do RS

    Conforme os especialistas, diferente da baleia-franca, a baleia-de-bryde não realiza grandes migrações, e a aproximação delas normalmente é associada à presença de cardumes de presas.

    — Em novembro, período da safra da anchova, a avistagem de baleias-de-bryde se alimentando deste peixe na costa catarinense é comum e já foi registrado anteriormente pela nossa equipe, porém nunca havíamos conseguido filmar — relata Eduardo Renault, gerente de pesquisa do ProFranca/Instituto Australis.

    A baleia-de-bryde é a única espécie de baleia que vive exclusivamente em regiões temperadas e tropicais, e não migra para regiões polares. Elas não apresentam um período reprodutivo específico, os filhotes podem nascer ao longo de todo o ano, e elas têm, em média, um filhote a cada 2 anos.

    Baleias-de-bryde
    Baleias-de-bryde em praia de Imbituba neste domingo (15)
    (Foto: )

    > Elefante-marinho aparece em praia de Palhoça, na Grande Florianópolis

    As baleias da espécie podem atingir 15 metros de comprimento, com o peso máximo registrado de 26 toneladas. Uma característica física que facilita a identificação delas é a presença uma quilha central proeminente e duas quilhas laterais na região da cabeça.

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas