A Prefeitura de Balneário Camboriú está apostando em investimentos milionários para melhorar o saneamento da Região Norte. Uma ordem de serviço de pouco mais de R$ 20 milhões foi assinada pela prefeita Juliana Pavan, nessa segunda-feira (22), e prevê ações de combate às ligações cruzadas entre a rede de drenagem pluvial e a rede de esgoto, com início imediato dos trabalhos.

Continua depois da publicidade

— Estamos diante de um divisor de águas para Balneário Camboriú. A cidade está enfrentando problemas antigos com coragem, planejamento e investimento. O que começa agora vai impactar diretamente a balneabilidade, o tratamento de esgoto, a qualidade da água e o futuro das próximas gerações — pontua a prefeita.

Nesse primeiro momento, serão realizadas ações de investigação, fiscalização e correção de irregularidades. De acordo com a gestão municipal, a região do Canal do Marambaia, no Bairro Pioneiros, será a área prioritária inicial.

Emasa apresenta pacote gigante de obras

Além da assinatura da ordem de serviço, a ocasião foi marcada pela apresentação de um pacote de obras e projetos da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), que prevê R$ 293,02 milhões em investimentos para transformar o sistema de saneamento de Balneário Camboriú até 2027.

Segundo a concessionária, o objetivo é ampliar a eficiência da rede, melhorar a balneabilidade da Praia Central, qualificar o tratamento de esgoto e fortalecer o abastecimento de água no município.

Continua depois da publicidade

O projeto reúne investimentos em diferentes etapas, sendo R$ 75,2 milhões em obras já em andamento, em operação ou em processo de licitação; R$ 28,9 milhões em projetos concluídos e prontos para contratação; e mais R$ 198,1 milhões em projetos ainda em análise, entre eles a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

Um destaque no plano são as ações do projeto Praia 100% Limpa, que aposta em medidas para combater infiltrações e ligações cruzadas, melhorias na Estação de Tratamento de Esgoto, ampliação da capacidade de reservamento de água, instalação de novos hidrômetros, extensão das redes de água e esgoto, automação de sistemas, dragagem e modernização da estrutura operacional da empresa.

Convênio prevê parceria com o Sebrae

Durante o evento, a Emasa também firmou um convênio com o Sebrae para auxiliar a empresa no processo de obtenção da certificação ISO 9001, voltada à gestão da qualidade. A parceria faz parte do plano de modernização da autarquia e busca aprimorar os processos internos, com foco em eficiência, transparência e melhoria dos serviços oferecidos à população.

— Nossa contribuição está na capacitação das equipes por meio de uma metodologia eficaz, aplicada por consultores especializados. Essa qualificação tem como objetivo tornar os processos mais ágeis e eficientes, aprimorar o controle de atividades com mais organização interna e transparência, além de contribuir para que as decisões sejam tomadas com base em dados — destaca o gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, Aloisio Salomon.

Continua depois da publicidade

A ISO 9001 é uma certificação internacional de gestão da qualidade que estabelece padrões para organização, controle e melhoria contínua dos processos de uma empresa. No setor de saneamento, o reconhecimento busca garantir que os serviços de água e esgoto sejam realizados com mais eficiência, segurança e transparência.

Veja fotos de Balneário Camboriú