O Brasil é um país continental, com cerca de 215 milhões de moradores. São diversas culturas, etnias, religiões e nacionalidades distribuídas em 26 estados, mais o Distrito Federal. A partir dessa diversidade e da sua história, os estados construíram ícones e bandeiras.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias por WhatsApp? Inscreva-se aqui
Vale destacar que a construção da identidade regional é um processo dinâmico, porque os estados podem alterar seus símbolos a partir da releitura de sua história ou adesão de novos elementos.
Por esse motivo, é muito importante conhecer as bandeiras e entender sua origem. Essa é uma ótima forma de conhecer as regiões brasileiras. Leia sobre a bandeira de cada um dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal.
Continua depois da publicidade
Acre
A bandeira do Acre tem duas cores principais: o verde, que representa a esperança, e o amarelo, que representa as riquezas da terra. A estrela vermelha no canto esquerdo superior é chamada “Estrela Altaneira”, homenageando o sangue dos que lutaram pela anexação do Acre ao Brasil. Essa revolução teve fim em 1903, quando o governo da Bolívia assinou um tratado que tornou o Acre território do Brasil.
Veja o que há por trás das bandeiras do estados do Brasil
Alagoas
As cores escolhidas para a bandeira de Alagoas são as mesmas da bandeira francesa, representando os ideias da revolução francesa: liberdade, igualdade e fraternidade. O brasão é cercado por ramos de algodão e cana de açúcar, e contém três tainhas que representam três maiores lagoas do estado e a prática da pesca, principal atividade econômica.
Amapá
Com o mesmo simbolismo da bandeira brasileira, as cores de Amapá usam verde para as matas, amarelo para as riquezas, azul para os céus e, por fim, branco representando a paz. Ela contém também o preto, em respeito àqueles que lutaram pelo estado.
Continua depois da publicidade
Por duzentos anos, Brasil e França disputaram a região porque não existia um consenso sobre a fronteira da Guiana Francesa. Um confronto em 1895 terminou com mais de 100 mortes e o assunto foi resolvido com mediação internacional. O símbolo no lado esquerdo é a Fortaleza de São José de Macapá, patrimônio cultural brasileiro.
Amazonas
A bandeira conta com três cores: azul, branco e vermelho. Além disso, ela conta com 25 estrelas, que representam os 25 municípios existentes no Estado até 1897. A estrela maior representa a capital Manaus.
Bahia
A bandeira baiana tem inspiração na francesa, pois apresenta as mesmas cores em relação à bandeira da França e também simboliza os ideais de liberdade. O triângulo foi incorporado ao símbolo baiano como uma homenagem à Inconfidência Mineira, um movimento separatista da época colonial.
Continua depois da publicidade
Ceará
A bandeira tem as cores e um formato semelhante em relação ao da bandeira nacional. Dessa forma, a bandeira cearense demonstra a integração do Estado à Nação. No centro da bandeira, há a presença do brasão cearense com sete estrelas na cor branca, porque o Ceará tem sete mesorregiões. O brasão tem também elementos importantes do estado, como o mar, o sertão e a carnaúba, uma árvore da região.
Distrito Federal
Tecnicamente, o Distrito Federal não é um Estado. Ele é uma unidade federativa, que tem ao mesmo tempo competência de estado e de município. A bandeira foi criada em 1969 e conta com os seguintes elementos: o branco representa a paz, o verde simboliza as matas regionais, a cruz com o losango simboliza a herança indígena no Brasil.
Espírito Santo
As cores que compõem a bandeira capixaba referem-se às cores das vestes de Nossa Senhora da Vitória, padroeira de Vitória, a capital do Estado. A frase “Trabalha e Confia” é inspirada em Santo Inácio de Loyola, fundador da Companhia de Jesus.
Continua depois da publicidade
Goiás
As faixas verdes representam a natureza goiana. Por sua vez, as faixas em amarelo fazem referência às riquezas e ao ouro. O retângulo azul representa o céu e ele é preenchido por cinco estrelas, que representam a constelação Cruzeiro do Sul. Essa é a constelação que deu os nomes originais do Brasil — Vera Cruz e Santa Cruz.
Maranhão
Na esquerda da bandeira do Maranhão há uma estrela branca, que caracteriza o estado como parte da federação brasileira, dentro de um quadrado azul, representando o céu. As listras vermelhas, brancas e pretas remetem à mistura de etnias que compõe o povo maranhense.
Mato Grosso do Sul
O símbolo estadual conta com quatro cores distintas e cada uma delas apresenta um significado diferente: o verde simboliza a riqueza das matas do estado, o branco representa a paz, o azul faz referência ao céu do Estado, o amarelo refere-se às riquezas adquiridas por meio do trabalho do povo.
Continua depois da publicidade
Mato Grosso
A bandeira mato-grossense conta com as mesmas cores em relação à bandeira brasileira. Dessa forma, simboliza a integração do Estado à Nação.
Minas Gerais
A bandeira de Minas Gerais relação com a Inconfidência Mineira, uma conspiração contra a coroa portuguesa. Um dos líderes desse movimento foi Tiradentes, executado de forma brutal. Os triângulos são contornados por uma frase em latim que significa “liberdade ainda que tardia”.
Pará
A faixa branca da bandeira do Pará representa tanto a linha do equador quanto o rio Amazonas. O vermelho é a força do povo e essa estrela azul aqui tem a ver com a bandeira do Brasil: o Pará é a única acima do “Ordem e progresso”. Na época da proclamação da república, Belém era a capital mais ao norte do País.
Continua depois da publicidade
Paraíba
Um terço da bandeira da Paraíba é preta, por causa dos dias de luto por João Pessoa em 1930. A morte dele, então vice-candidato à presidência, foi um dos estopins para a revolução de 30, que colocou Getúlio Vargas no Poder.
A parte vermelha representa a Aliança Liberação e a palavra “nego” é sobre “negar” o governo da época, em revolta ao sucessor escolhido por Washington Luís na crise sucessória da mesma época.
Paraná
O verde representa a riqueza da natureza do estado. A cor azul, por sua vez, carrega a constelação do Cruzeiro do Sul. Por fim, os ramos ao redor da esfera destacam características específicas da vegetação estadual. Eles simbolizam a erva-mate e o pinheiro-do-paraná.
Continua depois da publicidade
Pernambuco
A bandeira de Pernambuco tem um arco íris, representando a união e paz de quem vive no Estado. A origem da bandeira é federalista e a ideia original era ter mais capitanias aderindo à confederação de Pernambuco. Abaixo, a cruz vermelha é uma referência à terra de Santa Cruz, nome original do Brasil.
Piauí
Além da estrela branca que marca o Piauí como integrante da federação brasileira, a bandeira conta com listras amarelas para as riquezas do estado e verdes para esperança. A data “13 DE MARÇO DE 1823” abaixo da estrela remete à Batalha do Jenipapo, um dos confrontos mais violentos na guerra pela Independência do Brasil.
Rio de Janeiro
A bandeira fluminense foi instituída em 1965 e conta com diversos detalhes. Primeiramente, o branco simboliza pureza, beleza, esperança e paz. O brasão centralizado na bandeira apresenta formato oval e ele visa simbolizar os anseios cristãos.
Continua depois da publicidade
No centro do brasão pode-se ver uma águia em posição de voo. Ela simboliza o poder e a força de um governo justo e honesto. A bandeira ainda conta conseguinte lema escrito em latim “Recte Rempublicam Gerere”, e ele significa “gerir a coisa pública com retidão”.
Rio Grande do Norte
O verde simboliza a esperança, o branco representa a paz e o amarelo faz referência às riquezas minerais. No centro da bandeira, temos a jangada e o mar. Eles representam algumas atividades econômicas praticadas no Estado que dependem do mar, como a extração do sal e a pesca.
Rio Grande do Sul
A bandeira do Rio Grande do Sul tem várias cores e significados. Alguns destaques: verde dos Pampas, o vermelho dos ideais revolucionários da história do Estado e, por fim, o amarelo das riquezas. Tanto as cores quanto o brasão tem relação com esses ideais. Lembrando que o Rio Grande do Sul foi o berço da Revolução Farroupilha, um movimento contra a coroa portuguesa.
Continua depois da publicidade
Rondônia
A bandeira de Rondônia adota os mesmo significados da bandeira brasileira: verde das matas, amarelo das riquezas, azul do céu e branco da paz, em uma organização que remete o horizonte.
Roraima
As cores da bandeira de Roraima têm os mesmos significados da bandeira brasileira, exceto o verde que representa, além das matas, especialmente o cerrado presente no estado. A faixa vermelha abaixo da estrela representa a linha do equador, que passa sobre o território.
Santa Catarina
A bandeira foi instituída em 1954 e conta com os seguintes elementos: o trigo representa a agricultura do Estado, o café representa as lavouras do litoral, barrete frígio representa o governo republicano; a chave demonstra que Santa Catarina é uma região estratégica do Brasil e a águia, que representa a força do povo catarinense.
Continua depois da publicidade
Ela é composta por um retângulo vermelho com uma faixa branca no meio. Na parte central da bandeira há um losango verde-claro com o brasão do estado centralizado.
São Paulo
A bandeira de São Paulo é uma homenagem aos bandeirantes, que exploravam riquezas no interior do Estado. As 13 faixas simbolizam os dias e as noites de luta dos sertanistas e o vermelho representa as mortes. Já as estrelas formam a constelação do Cruzeiro do Sul. As estrelas dispostas em cada canto do retângulo representam a constelação do Cruzeiro do Sul.
Sergipe
A bandeira sergipana contém as mesmas cores e significados da bandeira do Brasil. No canto superior esquerdo, as cinco estrelas brancas representam os principais rios do estado: São Francisco, Vaza-Barris, Sergipe, Cotinguiba e Poxim.
Continua depois da publicidade
Tocantins
A bandeira traz a mensagem de que o sol nasceu para todos. Não é por acaso que o sol aparece na parte central da bandeira. Além disso, o símbolo estadual conta com a cor azul que representa os rios da região, o branco simboliza a paz e o amarelo as riquezas regionais.