A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação Nevoeiro, contra o tráfico interestadual de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A ação teve como alvo o líder de uma associação para o tráfico, preso preventivamente dentro de um avião no aeroporto de Guarulhos (SP), com apoio da Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (5).

Continua depois da publicidade

Segundo a investigação da Delegacia de Repressão às Drogas (DEIC), o suspeito era responsável pela logística e pelos pagamentos relacionados ao transporte de 10 toneladas de maconha, que foram apreendidas em Joaçaba no dia 13 de junho deste ano.

Resultados da operação

A operação cumpriu um mandado de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina e São Paulo. Além disso, a Justiça determinou o bloqueio e o sequestro de valores até o limite de R$ 25 milhões nas contas dos investigados e de empresas ligadas ao grupo.

Chapecó abre concurso com mais de 300 vagas de emprego e salários de até R$ 6,6 mil

As buscas ocorreram em Guarulhos (SP), Xanxerê, Chapecó, Ponte Serrada e Faxinal dos Guedes. Durante a ação, foram apreendidos celulares, dinheiro em espécie e quatro veículos.

Continua depois da publicidade

Empresas investigadas

Quatro empresas ligadas ao grupo foram alvo da investigação, incluindo postos de combustíveis e transportadoras em Xanxerê e Faxinal dos Guedes, além de um bar sertanejo inaugurado recentemente em Chapecó. De acordo com a Polícia Civil, os negócios teriam sido criados com finalidade simulada, para blindagem patrimonial e movimentação de valores provenientes do narcotráfico.

Adolescente é levado à delegacia após ameaçar professor em escola de SC

Investigações anteriores

Outros cinco investigados já haviam sido presos e denunciados pelos crimes de tráfico de drogas e associação criminosa, por participação direta no transporte da carga apreendida em junho. Com a Operação Nevoeiro, a Polícia Civil reforça o combate ao crime organizado e à lavagem de capitais, desmantelando uma rede de atuação interestadual ligada ao narcotráfico.

Leia mais

Motorista que “carregou” jovem por 6 quilômetros é identificado e interrogado em Chapecó

Adolescente de 14 anos morre em confronto com a Polícia Militar em Xanxerê