Localizado no coração de Santo Antônio de Lisboa, o Gambarzeira é um daqueles bares que mantêm viva a essência dos botecos tradicionais. Neste ano, o estabelecimento concorre ao Comida di Buteco com o prato Suíno ao Quadrado, buscando superar o vice-campeonato conquistado em 2024.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A aposta do bar para 2025 é um típico petisco de boteco, mas com um toque de criatividade. O prato é um conjunto de bolinhos em formato de quadrado, feitos com linguiça campeira, recheados com queijo provolone e empanados na farinha panko, com um acompanhamento de cebola caramelizada.
Quem criou a receita foi Pedro Luís Fernandes Guimarães, que toca o bar junto com o proprietário, Lucas Lisboa. A ideia foi usar carne de porco em referência a outra pedida que já é sucesso no Gambarzeira: o sanduíche de pernil.
— No ano passado concorremos com Roda de Camarão, e neste ano decidimos seguir com as formas geométricas com o Suíno ao Quadrado. Ano que vem teremos um triângulo! — brinca Pedro Luís.
Continua depois da publicidade
Veja fotos do bar
Um bar “raiz”
Quem entra no Gambarzeira se depara com um boteco do tipo “raiz”. Pelúcias de gambá enfeitam o balcão, e as paredes são forradas com placas de humor duvidoso, como “De fiado só é permitido o papo” e “Comecei o projeto verão. Me verão todos os dias no bar”. As prateleiras lotadas de garrafas complementam o cenário.
— O Gambarzeira é um bar bem de tradição. É um bar que veio acompanhando a evolução de Santo Antônio. A gente tem às vezes mais movimento na baixa temporada do que na alta temporada, porque é bem o pessoal do bairro que vem no bar — conta o gerente.
O bar existe há cerca de 25 anos e foi fundado por Edenaldo Lisboa da Cunha, o Feijão, figura emblemática de Santo Antônio de Lisboa. Líder comunitário, ex-presidente da Associação Recreativa e Cultural Avante e um dos organizadores do tradicional Carnaval de rua e da corrida São “Silvelho”, Feijão fez do Gambarzeira um ponto de encontro de moradores.
Continua depois da publicidade
Após seu falecimento, em 2019, o comando passou para as mãos do filho, Lucas Lisboa, junto com Pedro Luís. Eles modernizaram o estabelecimento, que antes era um “buteco mesmo”, como recorda o gerente.
— Hoje, a gente tá sendo um sucesso. Muitas vezes até não tem espaço para todos os clientes que querem vir na casa. Então, tem que vir cedo — aconselha.
O Gambarzeira chegou a participar da primeira edição do Comida di Buteco, em 2018, mas ficou alguns anos fora da competição. Em 2024, retornou com tudo e conquistou o segundo lugar.
— Agora, a meta é o primeiro lugar. O pessoal já criou essa expectativa, e estamos confiantes — diz Pedro.
Continua depois da publicidade
Ficha técnica do restaurante
- Quando entrou no concurso: 2018 e, depois, em 2024
- Quantas vezes ganhou: nenhuma, mas ficou em segundo lugar em 2024
- Nome do prato de 2025: Suíno ao Quadrado
- Descrição do prato: quadradinhos de linguiça campeira recheados de queijo provolone e empanados na panko. Acompanha cebola caramelizada
- Endereço: Rua Cônego Serpa, 68, em Santo Antônio de Lisboa, Florianópolis
O que é Comida Di Buteco
No Comida di Buteco, os estabelecimentos oferecem petiscos exclusivos durante um período de tempo, por um preço fixo — neste ano, o valor é R$ 35. Depois, público e jurados elegem o melhor “buteco” da cidade. O critério principal é a qualidade do petisco, mas a avaliação também considera atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Depois dessa, são mais duas etapas: eleitos os vencedores de cada circuito, um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o melhor “buteco” do Brasil.
Pratos que participam do concurso neste ano
Continua depois da publicidade
Leia também
Conheça todos os pratos que concorrem no maior festival de buteco em Florianópolis