nsc
santa

Chuvas em SC

Barragem de Ituporanga é fechada devido à previsão de chuva intensa no Alto Vale

Órgão prevê entre 100 a 150 milímetros de chuva na região entre a tarde e a noite desta quarta-feira (4)

04/05/2022 - 10h51 - Atualizada em: 04/05/2022 - 11h04

Compartilhe

Talita
Por Talita Catie
Barragem tem capacidade para 104,03 bilhões de litros de água
Barragem tem capacidade para 104,03 bilhões de litros de água
(Foto: )

A Defesa Civil de Santa Catarina decidiu fechar as cinco comportas da barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí. A estrutura física está com problemas e não seria operada neste momento. Porém, a previsão de chuvas volumosas nas próximas horas levou o órgão a mudar de decisão. 

> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp

De acordo com o secretário da pasta, David Bussarelo, houve uma reunião com os engenheiros e se optou pelo fechamento. A ação será monitorada porque há falhas de vedação em duas comportas e isso pode alagar a casa de máquinas. "Vamos usar equipamentos para bombear se for preciso", explica. 

A Defesa Civil estima em torno de 100 a 150 milímetros de chuva entre a tarde e noite desta quarta-feira (4), o que pode agravar ainda mais a situação no Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, principal cidade da região, enfrenta uma enchente. No meio da manhã quase 100 pessoas já tinham saído de casa por causa de alagamentos e ido para abrigos.

A água que cai no Alto Vale leva de oito a 12 horas para chegar ao Médio Vale, onde o nível dos rios também é preocupante. Blumenau prevê o Itajaí-Açu em 8 metros ao meio-dia, configurando uma enchente e com ao menos cinco ruas atingidas parcialmente. 

José Boiteux

A Defesa Civil de Santa Catarina informou também que avalia a possibilidade de operar de forma improvisada a barragem de José Boiteux, a maior da região para contenção de cheias. A estrutura está inoperante desde 14 por causa de um impasse antigo entre governo e índigenas. Agora ela precisa ser totalmente reforma e problema esbarra no orçamento. 

Ainda assim, é possível usar um caminhão hidraulico para colocá-la em oepração. Às 11h30min, a decisão era não fazer isso. Mas Bussarelo diz que a situação segue em debate. 

Colunistas