O Basquete de Joinville decidiu não participar da próxima edição do Novo Basquete Brasil (NBB), que deve ter início em outubro deste ano. A decisão foi tomada porque a equipe não conseguiu aumentar o orçamento para a nova temporada e preferiu manter a saúde financeira do clube. O clube também negocia a venda da franquia para o São Paulo (entenda abaixo).

Continua depois da publicidade

Segundo o Basquete Joinville, o orçamento do clube na temporada passada foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões. O time terminou o campeonato na última posição e seria rebaixado para a segunda divisão. No entanto, uma mudança na divisão de acesso para a próxima temporada permitiu que os joinvilenses permanecessem na elite do esporte brasileiro. A informação foi confirmada em 20 de maio.

Como os demais adversário de NBB têm orçamentos que chegam a aproximadamente R$ 10 milhões, o Joinville decidiu não participar do NBB. O objetivo agora será jogar a nova divisão de acesso que será criada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para substituir a extinta Liga Ouro. Segundo o clube, o critério escolhido foi participar de um campeonato do nível do time joinvilense.

– É uma forma de agir com responsabilidade. O nosso orçamento já é o suficiente para participarmos da divisão de acesso, mas vamos continuar correndo atrás de patrocínios para que lá na frente, quem sabe daqui a um ano, tenhamos um orçamento maior e estejamos mais saudáveis financeiramente para voltar ao NBB – afirmou um integrante do clube.

Ainda não há informações sobre a nova competição que será criada pela CBB. A entidade não divulgou o nome, o número de participantes e nem a data de início do campeonato. Neste ano, a confederação realizou uma competição piloto, que contou com a participação de outra equipe joinvilense, o Joinville Blackstar.

Continua depois da publicidade

A estimativa do Basquete Joinville é de que o campeonato comece apenas no próximo ano. Enquanto isso, a diretoria vai continuar em busca de novos apoiadores para definir o orçamento para a nova temporada e, em seguida, começar a montar o elenco para as competições.

O time joinvilense também já mantém uma conversa bem adiantada com o São Paulo para a compra da franquia do Basquete Joinville. O clube paulista já apresentou uma proposta financeira, que está sendo analisada pela equipe catarinense.

Acesse outras notícias sobre Basquete no NSC Total

Destaques do NSC Total