Uma bebê recém-nascida foi encontrada abandonada nesta terça-feira (22) às margens da rodovia SC-157, na cidade de Quilombo, em uma área rural no Oeste catarinense. A presença da menina foi indicada pelo cão de uma moradora da localidade. A criança foi levada ao hospital e passa bem.
Continua depois da publicidade
> Morto por envenenamento, cão comunitário Orelha emociona ao ‘dizer adeus’
Segundo a Polícia Militar, a moradora, de 29 anos, contou que achou a menina por volta das 9h, próximo a um ponto de ônibus que fica perto da sua casa, depois que seu cachorro passou a latir insistentemente naquele local.
A recém-nascida estava envolvida em um pano, ainda com a placenta e o cordão umbilical enrolado ao corpo, contou a mulher à polícia.
A Polícia Militar foi informada da ocorrência horas depois do fato, por volta das 15h40min. Segundo a moradora, não há sinal de telefone na localidade, e por isso ela só conseguiu comunicar os policiais depois que seu irmão chegou em casa e se deslocou até um ponto onde é possível fazer chamadas.
Continua depois da publicidade
Conforme a PM, a mulher e a criança foram conduzidas ao Hospital São Bernardo, em Quilombo, para atendimento médico. Os primeiros exames realizados indicaram que a bebê é saudável e estava em perfeitas condições de saúde.
Polícia Civil e Conselho Tutelar foram acionados. Não há informações sobre a mãe da criança.
Latidos começaram após passagem de caminhão
A mulher que encontrou a bebê relatou ainda à PM que os latidos do cachorro começaram depois da chegada de um caminhão. O veículo ficou parado próximo ao ponto de ônibus que fica perto da casa dela por cerca de 10 minutos. Depois, teria seguido viagem rumo a Chapecó.
A mulher disse aos policiais que inicialmente não deu atenção ao fato porque isso é comum, já que o trecho é movimentado. Porém, depois, com os latidos do cão, que não paravam, ela resolveu ir até o local e encontrou a bebê.
> Como a primavera altera as condições do tempo e do clima em Santa Catarina
A moradora relatou ainda que, como não tinha como acionar a polícia, levou a criança recém-nascida até sua residência, onde percebeu que era uma menina, e que fez um chá para alimentá-la, pois não tinha leite.
Continua depois da publicidade