O Bloco dos Sujos, maior bloco do sábado de Carnaval em Florianópolis, acontece neste sábado (10). A festa é aberta ao público e ocorre no Centro da cidade, junto com outros blocos de rua tradicionais. A expectativa é de que 220 mil pessoas apareçam na folia, que vai contar com três trios elétricos saindo da praça do TAC e contornando a Praça XV, além de um palco principal com atrações regionais.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

O Bloco dos Sujos está previsto para começar ao meio-dia, e terá atrações rolando até a meia-noite. A organização já confirmou a presença de fotógrafos oficiais e um drone registrando os melhores momentos do evento. O acesso dentro do bloco é liberado para levar cooler e bebidas para consumo, mas está proibida a entrada de garrafas de vidro.

A organização do Bloco dos Sujos listou os principais pontos de concentração no dia da festa:

Continua depois da publicidade

Limpeza no Centro

A prefeitura informa que vai mobilizar até 200 pessoas no Centro, quando o Bloco dos Sujos coincide com o desfile das escolas na Passarela Nego Quirido. Para garantir a limpeza da festa, haverá pontos de entrega voluntária de vidro (PEVs) nas áreas de acesso. Serão dispostos 700 latões para rejeito. Além disso, somado os principais dias de festa no Centro, desde quinta-feira (8), até terça-feira (14), a prefeitura distribuiu 610 banheiros pelo Centro de Florianópolis.

Segurança

A Guarda Municipal de Florianópolis reforça as alterações de trânsito para sábado (10), considerado o dia mais movimentado de Carnaval no Centro da Capital. As mudanças visam dar mais segurança aos foliões e também aos usuários do sistema viário, minimizando os impactos à mobilidade.

Para o Bloco dos Sujos, as alterações já começam a partir das 7h, quando todo o entorno e acesso à Praça XV será fechado e as ruas Saldanha Marinho (com desvio para a Rua Mario Couto), Arciprestes Paiva, Nunes Machado e Tiradentes estarão bloqueadas. Além destas vias, as ruas Leoberto Leal, Pres. Nereu Ramos, Santos Dumont e Av. Paulo Fontes serão bloqueadas a partir do meio-dia. Com o aumento do público, a área de fechamentos deverá ser ampliada.

A partir das 13h, será disponibilizado um corredor exclusivo de ônibus na Av. Ivo Silveira em direção à Ilha, desde o Angeloni Capoeiras até a Av. Juscelino K. de Oliveira. Haverá ainda um desvio de trânsito da Av. Ivo Silveira para a Rua Jorn. Ildefonso Juvenal. Na subida da Av. Gen. Eurico Gaspar Dutra, os ônibus terão corredor exclusivo na faixa à esquerda para acessar a Ponte Hercílio Luz.

Continua depois da publicidade

O Desfile das Escolas de Samba também acontece no sábado de Carnaval e as mudanças no trânsito estão previstas para acontecer a partir das 17h. As guarnições vão acompanhar a movimentação do público para determinar o exato momento do fechamento da Av. Gustavo Richard.

Enquanto ainda estiver ocorrendo o deslocamento do Bloco dos Sujos, haverá o desvio de trânsito dos veículos que acessam a Ilha para a curva das bandeiras. Caso haja aumento do público do desfile, no sentido Centro-Continente, o trânsito será realizado pela marginal da Av. Gustavo Richard, na lateral do fórum e, com isso, acontecerá o desvio na saída do Túnel Antonieta de Barros. A Av. Gustavo Richard permanecerá fechada até às 6h do domingo (11), no sentido Ponte-Túnel.

Veja fotos da edição 2023 do Bloco dos Sujos

*Sob supervisão de Luana Amorim

Leia também

Onde levar as crianças em dias de chuva em Florianópolis

Sete em cada 10 mulheres têm medo de assédio no Carnaval; delegada explica como se proteger

Carnaval e calorão: veja como as pessoas estão aproveitando em Florianópolis

Destaques do NSC Total