A enchente que atinge Blumenau teve o pico do Rio Itajaí-Açu às 23h30min desta sexta-feira (12), de acordo com o AlertaBlu. O nível chegou aos 10,76 metros, maior desde 2011, ano em que a cidade viveu a última grande cheia. Da meia-noite em diante, ainda conforme dados da Defesa Civil, o rio está em queda gradual. Às 7h, a leitura indicava 10,36 metros, 40 centímetros a menos do que o maior índice registrado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

Por conta do aumento do nível do rio, dezenas de moradores tiveram de deixar as casas em Blumenau. O número de desabrigados no município chegou a 88, segundo último boletim divulgado pela prefeitura às 6h40min desta sexta-feira (12). São 59 pessoas na Igreja Evangélica Livre da Itoupava Norte — um dos bairros mais afetados pela enchente —, 18 pessoas na Paróquia Luterana da Velha e uma pessoa no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau, no Ribeirão Fresco.

Leia também: Chuva em Blumenau, Timbó e Indaial ultrapassou 140 milímetros em um dia, diz Defesa Civil

Ao todo, 417 ocorrências foram registradas pela Defesa Civil em Blumenau, sendo a maior parte delas de deslizamento (314) e análise de riscos (123). Outras ainda envolvem quedas de árvore (25), alagamentos (12) e destelhamentos (3). Moradores que precisam de apoio ou orientação podem ligar para o telefone 199.

Continua depois da publicidade

Ruas ainda alagadas

Com o rio acima de 10 metros, dezenas de ruas seguem interditadas em Blumenau no começo da manhã desta sexta-feira. Um dos problemas ocorre na Rua Bruno Hering, também conhecida como Morro da Companhia, onde uma queda de barreira na altura do número 465 interdita uma das pistas da via que une o Bom Retiro à região da Velha.

Leia mais: Ruas alagadas no entorno da Oktoberfest Blumenau justificam nova suspensão da festa; veja fotos

Os demais problemas para os motoristas envolvem alagamentos. Como o Itajaí-Açu ainda está mais de dois metros acima do nível que é considerado enchente, ruas importantes da cidade foram tomadas pela água. É o caso, por exemplo, da Rua 7 de Setembro na esquina com a Rua Paulo Zimmermann, próximo do acesso à Rua São José. Por lá, a lâmina d’água impede a passagem de carros, apesar de que alguns motoristas insistem em tentar passar pelo local. Nesta quinta, uma BMW chegou a “morrer” no alagamento, obrigando o motorista a empurrar o carro pela via.

A Rua 7 também registra pontos de alagamento próximo ao Terminal Proeb, no entorno das ruas Ayres Gama, Rodeio e Mariana Bronnemann.

Continua depois da publicidade

No mapa interativo que você confere abaixo é possível colocar a cota do rio e saber quais outras ruas de Blumenau permanecem alagadas por conta da enchente que ainda atinge a cidade.

Ônibus da Blumob nesta sexta-feira

Algumas linhas não irão operar nesta sexta por medida de segurança. Outras têm alterações no trajeto. Confira abaixo as linhas canceladas ou com mudanças:

  • Linha 151 – variante Ribeirão Schelters
  • Linha 302 – variante Morro Encano até Ristow
  • Linha 303 (até ponte da Rua Emil Wehmuth) – variante Ribeirão Gebien, até ponto Emil Wehmuth.
  • Linha 311 (Dona Edith) – cancelada nas primeiras horas
  • Linha 403 – variante Morro Arthur e Morro Encano
  • Linha 404 – até a ETA 3
  • Linhas 402 e 406 – não atendem a Rua Leopoldo Heringer
  • Linha 407 – não atende nos primeiros horários
  • Linha 423 – suspensa até segunda ordem
  • Linha 506 – até o Grupo de Escoteiros
  • Linha 510 – até ponto final na Linha Zendron
  • Linha 511 – Até a Rua Luiz Eleodoro da Silva
  • Linha 607 – não sobe a Rua Henrique Reif nos primeiros horários (desvio pela Rua Fritz Spernau)
  • Linha 707 – canceladas nas primeiras horas
  • Linha 803 – até o ponto final da linha 804
  • Linha 804 – não atende as variantes Max Link e Braço do Sul

Continua depois da publicidade

Previsão do tempo para Blumenau

A previsão do tempo para Blumenau e região indica que pelo menos nos próximos quatro dias não há condição para chuva forte. Tanto nesta sexta, quanto no sábado, no domingo e na segunda-feira, a tendência, conforme o AlertaBlu, é de que os episódios consideráveis de chuva, como os que ocorreram entre quarta e quinta no Médio Vale, não se repetirão. Ocorrerão “chuviscos fracos e isolados”, conforme o órgão.

Para terça, porém, o avanço de uma frente fria favorece a condição para pancadas de chuva na cidade.

Destaques do NSC Total