nsc
santa

Pandemia

Blumenau compra 10 mil testes para detectar coronavírus em até 30 minutos

Lote deve chegar até o fim desta semana

25/11/2020 - 16h55 - Atualizada em: 25/11/2020 - 17h26

Compartilhe

Bianca
Por Bianca Bertoli
Testes serão feitos na Vila Germânica
Testes serão feitos na Vila Germânica
(Foto: )

A partir da próxima semana a equipe do ambulatório montado na Vila Germânica para atender casos suspeitos de coronavírus vai passar a utilizar um novo teste antígeno, que mostra o resultado em até 30 minutos. A prefeitura comprou 10 mil materiais para a coleta feita pelo nariz. Os produtos ainda não chegaram. 

​> Clique aqui para receber notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp.

Entre os dias 14 e 15 de novembro, o município validou o teste de detecção de antígeno viral. Os profissionais da prefeitura submeteram 25 pacientes sintomáticos ao novo teste. Paralelamente, as pessoas fizeram o teste RT-PCR no laboratório contratado pela para validar o resultado. A eficiência foi comprovada em 100% dos testes coletados.

> Farmácias de Blumenau fazem teste rápido para coronavírus; confira quais

Em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí foram adquiridos 10 mil novos testes de R$ 32 cada. A expectativa é de que os testes sejam entregues até esta sexta-feira (27), por isso a previsão de uso é a partir da próxima semana.

Coronavírus em Blumenau

Nesta terça-feira (24), a cidade registrou os mais altos números da pandemia até o momento. Foram quase 700 novos casos em 24 horas e mais de 4 mil infectados em tratamento. Com o cenário, o Médio Vale do Itajaí voltou à classificação de risco gravíssimo no mapa de risco do estado nesta quarta-feira (25).

Nesta quarta outros 472 infectados foram confirmados. São 44 pessoas internadas em leitos de UTI (47% de ocupação) e 67 em enfermaria (38%). Outros 184 moradores perderam a vida devido às complicações da doença. 

Colunistas