nsc
    santa

    Pandemia

    Blumenau e região voltam ao risco gravíssimo para o coronavírus; veja o que está proibido

    Aulas presenciais, feiras, exposições, palestras devem ser suspensas; shoppings podem funcionar com até 50% da capacidade

    25/11/2020 - 07h22 - Atualizada em: 26/11/2020 - 06h23

    Compartilhe

    Augusto
    Por Augusto Ittner
    Blumenau registrou nesta terça-feira (24) o maior número de casos confirmados em 24 horas e a maior quantidade de pacientes ativos com Covid-19.
    Blumenau registrou nesta terça-feira (24) o maior número de casos confirmados em 24 horas e a maior quantidade de pacientes ativos com Covid-19.
    (Foto: )

    A nova aceleração da pandemia no Vale do Itajaí e o agravamento da situação dos leitos de UTI fizeram com que Blumenau e região voltassem ao risco “gravíssimo” para o coronavírus, conforme dados da matriz de risco do governo do Estado publicados nesta quarta-feira (25). Há três semanas, o Médio Vale havia passado de “alto” para “grave” e agora vê o cenário delicado se refletir no retorno à pior condição do mapa, a vermelha.

    > Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

    A região de Rio do Sul — Alto Vale — também está em risco “gravíssimo”. Na prática, voltam a ser proibidas as aulas presenciais, feiras, exposições, palestras, seminários e a operação de parques aquáticos, por exemplo. Seguem mantidas as restrições para cinemas, teatros, casas noturnas, museus, shows, espetáculos e eventos sociais como casamentos e festas infantis (veja todas as informações na lista abaixo). Já o transporte coletivo está liberado pelo Estado e a decisão de restringir cabe às prefeituras.

    Conforme o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), 79,2% dos leitos de UTI estão ocupados no Vale do Itajaí. Desses, 80 são por pacientes diagnosticados com Covid-19 e 91 por outras doenças. Há 45 quartos livres, sendo 32 para adultos, 11 pediátricos e apenas dois neonatais. São, ao todo, 216 leitos ativos conforme o governo do Estado.

    Situação atual

    Gravíssimo: Extremo Sul, Carbonífera, Laguna, Grande Florianópolis, Serra, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale, Nordeste, Planalto Norte, Alto Vale do Rio do Peixe, Meio Oeste, Oeste e Xanxerê

    Grave: Foz do Rio Itajaí, Alto Uruguai e Extremo Oeste

    O que pode e o que não pode em Blumenau e região

    - transporte coletivo: liberado pelo governo do Estado em todas as regiões, independentemente da avaliação de risco. A decisão de restringir cabe às prefeituras.

    - atividades em cinemas, teatros, casas noturnas, museus, assim como eventos, shows e espetáculos estão suspensas

    - aulas presenciais estão proibidas

    - shoppings, centros comerciais e galerias têm limite de 50% na capacidade

    - hotéis, pousadas e albergues têm limite de 30% na capacidade

    - academias de ginástica só podem funcionar com 30% da capacidade

    - templos religiosos têm capacidade limitada a 30% por templo

    - concentração e permanência de pessoas em espaços públicos de uso coletivo, como parques, praias e praças estão proibidas, com exceção da prática de esportes individuais

    - eventos sociais como casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados e festas infantis estão proibidos

    - eventos controlados como palestras, seminários e conferências estão proibidos

    - feiras e exposições estão proibidas

    - parques aquáticos e complexos de águas termais estão proibidos de funcionar

    - provas de roupas em lojas de vestuário estão liberadas

    Deixe seu comentário:

    Últimas notícias

    Loading... Todas de Cotidiano

    Colunistas